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Como reduzir as fraudes da sua loja e melhorar a experiência do usuário

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O título desse conteúdo resume bem o que Rafael Costa Abreu, Diretor de Planejamento e Estratégia de Mercado da Lexis Nexis Risk Solutions, trouxe ao evento Big Solutions – Customer Experience. Afinal, qualquer jornada de compra com muitas verificações — a fim de evitar o risco de fraudes — acaba afastando o usuário da plataforma. Mas, segundo Rafael, é possível fazer isso sem que a pessoa perceba a atuação da loja.

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Isso é possível, de acordo com ele, ao reconhecer (e separar) o bom usuário do malicioso. “Posso garantir que todos os acessos deixam rastros, e a partir desses rastros é possível avaliar a intenção de uma pessoa”, afirmou. Confirmar o modelo dos aparelhos comumente utilizados pela pessoa já elimina uma grande chance de sofrer um golpe, assim como a regularidade de compras, por exemplo. Dá para saber até mesmo por padrões de localização se o usuário está com boa intenção. “A geolocalização mostra detalhes como esse, que traçam a rotina do usuário bem intencionado”.

Tudo ocorre de forma rápida e automatizada, de acordo com a configuração que o lojista utilizar pré-estabelecer. Ou seja, o bom usuário é positivado em segundos, reduzindo a possibilidade de atritos. Consequentemente, aquela compra por impulso que o cliente foi impactado por e-mail ou em alguma rede social é concretizada sem complicações.

Efetivação do pagamento

Se toda a jornada de compra do usuário foi analisada e não levantou nenhuma suspeita, a autorização de um novo cartão de pagamento, por exemplo, é bem mais segura. “Eu consigo aprovar ou não a compra porque identifiquei os parâmetros comportamentais”, disse. É possível ainda, segundo Rafael, criar um um token que envia um e-mail ao usuário para ele preencher e aprovar a transação. Ao combinar esses fatores, há uma eficiência no combate às fraudes. “Não é invasivo, pois não se baseia em dados sensíveis. Esses processos apenas entendem a interação do usuário com o seu site ou aplicativo”, finalizou.

Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil.

Confira os slides da palestra disponibilizados pelo executivo:

O E-Commerce Big Solutions – Customer Experience é um evento online promovido pelo E-Commerce Brasil em parceria com seus mantenedores. São 48 palestras divididas em três dias. Ainda dá tempo de se inscrever pelo link.