O Shop.org, recentemente perguntou aos varejistas o quão cedo eles começam a se preparar para a temporada de Natal. Metade dos entrevistados disseram que começaram a se preparar para o natal desde abril ou maio. Essa e outras perguntas fazem parte da pesquisa “2013 Shop.org Pre-Holiday Retailer Survey”, conduzida no ultimo mês com Prosper Insights & Analytics. Este ano, os varejistas estão investindo em várias funcionalidades e serviços para sites, programas de marketing, iniciativas mobile e mais, com o objetivo de maximizar os resultados do quarto trimestre do ano.
Destacamos cinco pontos que a pesquisa revela:
Iniciativas Mobile é tendência no varejo online. Mais da metade dos varejistas entrevistados disseram que um site otimizado para smartphones, e outros dispositivos mobile, é um dos investimentos mais importantes do ano. A adoção de smartphones e tablets continua a aumentar entre a população, o que significa que os sites precisam trabalhar muito bem todos os pontos de contato.
Busca e e-mail são ingredientes chave para o marketing na época do Natal. Quase metade (46%) dos varejistas estão investindo em Google Product Listing Ads neste natal. O outro terço (38%), pretende entregar e-mails personalizados para seus clientes. Como os clientes abrem mais e-mails marketing em seus smartphones, varejistas devem ser espertos e utilizar a informação de localização para entregar mensagens customizadas.
Fretes Grátis em alta. No final de 2012, o Google descobriu que quase metade dos clientes abandonariam um site caso ele não oferecesse frete grátis. Os varejistas estão abordando esse problema diretamente. Mais de um terço (38%) dos varejistas entrevistados estão analisando a hipótese de investir em ofertas de frete grátis, que incluem um valor mínimo para o pedido. Como a SeeWhy descobriu nessa pesquisa, oferecer frete grátis no valor de pedido correto, pode significantemente diminuir a taxa de carrinhos abandonados. Sendo assim, os varejistas devem testar os valores mínimos dos pedidos cuidadosamente.
Melhorias nas páginas de produto são cruciais. Varejistas se preparam para o natal melhorando a estratégia de cross-selling (venda cruzada) na página de produto (51%); Avaliações dos clientes (42%); Itens sugeridos (34%). Entretanto, o conceito de “melhores práticas” é difícil de ser definido, sendo que aquilo que é melhor para um varejista pode não funcionar para outro. Por isso, faça testes sempre que possível.
Vídeo é tendência nesse ano. A pesquisa 2012 Mystery Shopping study descobriu que 70% dos sites de varejo oferecem vídeos dos produtos nos sites (em 2011 este numero era de 59%). Ao mesmo tempo que os clientes assistem mais videos para uma gama maior de produtos, varejistas estão aderindo a novos formatos , como oVine e Video by Instagram. Marcas aproveitam o formato para reveler novos produtos, promover itens em liquidação, fornecer cenas dos bastidores, fazer demonstrações, etc.
Veja os resultados completos da pesquisa aqui.
Por: NextEcommerce