Projeto mantido por:

  Redação E-Commerce Brasil

Como os brasileiros veem a Black Friday? Pesquisa mostra opinião dos consumidores

Monday, 25 de November de 2019   Read time: 9 minutes

Todos os anos milhares de fanáticos por liquidações aguardam ansiosamente pelo fim de novembro. É nesse período que acontece o maior e mais louco evento de compras do ano, a Black Friday. Vendedores se preparam ao longo do ano para finalmente, no dia 29 de novembro, revelar as melhores promoções e descontos para seus clientes.

Originalmente, a Black Friday costumava ser conhecida somente nos Estados Unidos. Entretanto, nos últimos anos, o evento se espalhou por todos os outros continentes, inclusive no Brasil. Os brasileiros acolheram de braços abertos a oportunidades de participar de grandes liquidação e de economizar durante o evento.

Em quais cidades do Brasil a Black Friday é mais popular? Quais as diferenças de atitude em relação às compras entre homens e mulheres? Quanto o brasileiro está disposto a gastar e em quais produtos? Onde e quando os brasileiros compram? O time de analíticos do Picodi.com verificou mais de perto o fenômeno da Black Friday e respondeu essas questões.

A Black Friday não é a única liquidação do mês de novembro. Embora ainda não seja tão popular do Brasil, muitos países comemoram o 11/11, o Dia dos Solteiros. Nomeado por conta da repetição do número 1 na data, representando as pessoas solteiras do mundo, o Dia dos Solteiros é original da China. Os altos descontos oferecidos nesse dia atraem uma multidão, especialmente na Ásia.

A pesquisa conduzida pelo Picodi.com mostra claramente onde a Black Friday predomina no Brasil. Entre os respondentes da pesquisa, que compraram pelo menos uma vez da Black Friday, 83% aderiu às liquidações. 14 % aproveitou as vantagens de ambos eventos, Black Friday e Dia dos Solteiros. Apenas 3% respondeu que participou somente do Dia dos Solteiros.

Quais cidades estão comprando?

Em algumas cidades do país as pessoas compram mais do que em outras durante a época de promoções. Levando em conta os dados internos do Picodi.com, foram encontradas cidades onde o aumento de visitas a lojas online foi maior (comparadas a um sexta-feira comum).

O maior aumento de interesse nas liquidações Black Friday foi notado entre os cidadãos de Belo Horizonte. Houve um aumento significativo da popularidade entre os residentes de Natal e João Pessoa, que ocuparam o segundo e o terceiro lugar respectivamente. As cidades paulistas de Osasco, seguida de Sorocaba também se destacaram quanto ao aumento das vendas no período da Black Friday, ocupando o quarto e o quinto lugar respectivamente.

Consumo por gênero

As liquidações da Black Friday são populares entre cidadãos de ambos os gêneros no Brasil. Cerca de 77% das mulheres respondentes irão participar da Black Friday Brasil 2019 — é apenas 4 pontos percentuais a menos que os consumidores do sexo masculino.

As mulheres compram mais produtos: 3.7 em comparação aos 2.8 comprados por homens. Paradoxalmente, homens gastam mais que as mulheres na Black Friday. Em média, uma mulher está disposta a investir cerca de R$325 nas compras da Black Friday, enquanto que um homem gasta em torno de R$741.

A diferença pode estar na categoria dos produtos. Isso porque maioria dos homens compram eletrônicos durante a Black Friday. Tanto as mulheres quanto os homens compram roupas e calçados, categorias que mais vendem durante as promoções.

Mulheres e homens entrevistados escolheram como tipo de desconto preferido cupons e códigos promocionais. O segundo tipo de desconto preferido das mulheres é o desconto mais baixos para toda gama de produtos, seguido pelo desconto mais alto em itens selecionados, que ficou em terceiro lugar entre os tipos de promoções mais desejados.

Por outro lado, o segundo tipo de promoção favorito dos homens é o de desconto mais alto para itens selecionados. Na sequência de predileção masculina apareceu desconto mais baixo em todos os produtos.

Sem tempo a perder

A popularidade das compras online é crescente ano após ano, especialmente por causa de eventos como a Black Friday e o Dia dos Solteiros. Mais da metade dos brasileiros pesquisados (68%) farão compras online na Black Friday. Quase um terço deles (28%) optou por fazer compras tanto online como também em lojas físicas. Somente 4% dos brasileiros entrevistados declarou que comprarão exclusivamente em lojas físicas.

Uma das razões adversas a fazer compras em shoppings é ter que esperar em filas. Entre os respondentes brasileiros, 21% das mulheres e 44% dos homens declararam que preferem desistir de uma compra a esperar numa fila após um longo tempo de espera.

Quem decide fazer pedidos online não precisa se preocupar com filas e pode fazer compras 24 horas por dia. Na internet do Brasil, os picos de atividade comercial são observados entre 11 horas da manhã e 1 hora da tarde. Consumidores fazem compras de casa ou mesmo no trabalho — 41% dos entrevistados brasileiros admitiu fazer compras online enquanto estão trabalhando.

Metodologia

O artigo é baseado em dados estatísticos da plataforma do Picodi.com, bem como da pesquisa conduzida através do Picodi.com entre os dias 9 e 20 de Outubro de 2019.

Leave your comment

0 comments

Comments

Your email address will not be published.

Commenting as Anonymous

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER