Logo E-Commerce Brasil

Como o Marketing Digital vem transformando um gigante do varejo tradicional

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O Supper Rissul é o braço de varejo do Grupo UnidaSul e marca presença em 22 cidades gaúchas, como Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, Litoral e Serra. A rede conta com 33 lojas e completou 22 anos em 2020, além de ser considerada o segundo maior player supermercadista do RS.

@rissul

O trabalho da WTAG com o Rissul começou há oito anos, e desde lá, a evolução foi grande. O primeiro desafio da equipe foi a digitalização de ofertas, ou seja, trazer os encartes do PDV para o ambiente online. Atualmente, a WTAG é responsável por pilotar todas as ações digital first do Supper Rissul.

No mesmo período, a profissionalização do SAC 2.0 também foi um trabalho significativo. A WTAG conta com uma equipe especializada e responsável por manter o relacionamento com os consumidores sempre em dia. É muito mais do que simples respostas às mensagens: é um trabalho constante de escuta ao cliente, construção de conversas e análise de oportunidades.

É do trabalho de SAC que surgem insights essenciais para campanhas e ações especiais, como o case de Dia do Amigo de 2015. A ação começou online e terminou no offline, a partir de uma estratégia consumer first que, inclusive, rendeu prêmios para o Supper Rissul e a WTAG

Ao longo do trabalho, percebeu-se a importância de trazer o consumidor e o ponto de venda como protagonistas. Desde então, deu-se início a uma série de conteúdos produzidos em loja, com presença e interação humana. O trabalho com influenciadores digitais também foi fundamental neste processo. O Rissul foi um dos pioneiros do setor a trabalhar com criadores de conteúdo – e hoje já conta com um time de 10 embaixadores da marca, que produzem conteúdo mensalmente sobre o Rissul em seus perfis do Instagram.

Mais de 100.000 vendas no Ifood em 11 meses

Alinhadas, todas essas estratégias transformaram o Rissul em líder em presença digital desde 2014, estando também na liderança de engajamento em relação aos demais concorrentes da região.

A partir da análise constante de resultados da equipe de mídia e social, percebeu-se que, nas redes sociais, o maior engajamento sempre acontecia em publicações relacionadas a novos produtos. Essa identificação de oportunidade fez com que surgisse a Supper Box, um dos primeiros projetos phygital do Rissul.

A Supper Box é uma caixa recheada de lançamentos do mercado, que é enviada a cada 2 meses para influenciadores digitais e clientes. Estes envios resultam em muita mídia espontânea, engajamento com a marca e, é claro, encantamento.

Ainda falando em ações phygital, o Viva Rissul é uma iniciativa de CRM da marca, com estratégias de datadriving e que gera insights de relacionamento. O programa de relacionamento foi lançado em 2020 e traz benefícios exclusivos para os participantes. A equipe trabalhou na estratégia de lançamento da campanha, que conta com plataforma digital e também está presente no ponto de venda.

Para o lançamento da campanha, foi criada uma ação de comunicação que teve início com uma série de vídeos com a influenciadora Diana Haas, que, dentro do supermercado, explicava como o programa funciona e quais as suas vantagens. Com um plano de mídia e de conteúdo bem estruturado, o resultado foi sendo percebido prontamente, já que o programa ultrapassou os 100 mil participantes nos primeiros meses de lançamento.

As estratégias anteriores foram responsáveis por preparar o Rissul para o processo de compra online. Por isso, também em 2020, a operação iFood começou a funcionar. Com uma estratégia que combinou brand + performance, a campanha de lançamento foi responsável por comunicar a chegada das lojas no universo de compra digital.

Em 2021, o Supper Rissul bateu o número de 100 mil vendas no aplicativo e consolidou-se como a segunda maior classificação de varejo no Brasil pelo app, com nota 4,9. Foram vendidos 1.200.000 produtos, com um ticket médio de R$ 112,00, nas 8 cidades em que a marca está presente através do iFood.

A previsão para os próximos anos é de 12% de crescimento, além da chegada a 15 novas cidades nos próximos 4 meses.

Leia também: WTAG expande área de negócios com Renata Barcellos e sede em Porto Alegre.