Logo E-Commerce Brasil

Como o cliente interage no ambiente físico e digital

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Com o advento de plataformas móveis como celulares inteligentes e tablets, também surge um novo desafio para as empresas. Entender como o consumidor se comporta e interage não só no ambiente físico e digital, mas agora em diversas plataformas. Estudo da IBM voltado para a importância da análise do consumidor a respeito deste cenário aponta que 43% dos consumidores entrevistados pela empresa disseram que postavam nas redes sociais sobre uma empresa na qual eles compraram.

O estudo “Greater expectations – Consumidores estão perguntando pelo ontem, hoje” foi realizado pela IBM Institute for Business Value (IBV). O levantamento contou com entrevistas de 30.554 consumidores, em 16 países. Desta maneira é possível fazer um retrato do que vem pela frente no mercado corporativo versus a expectativa de um leva de clientes.

Na análise, descobrir as atitudes sobre shoppings e como eles adotam as capacidades de omnichannel (multicanal) também surpreenderam algumas respostas. Uma delas, por exemplo, indica que a maioria dos consumidores visitam uma loja física antes de comprar o produto on-line. O “ver para crer” ainda, por conta dessa amostragem, uma demonstração de que o cliente – que pode até nem ter sempre razão -, não perdeu o costume de conferir de perto se aquele produto de interesse vale mesmo os dobrões cobrados.

Cyber compras

Outro indicativo que é bastante curioso no estudo da companhia diz respeito à porcentagem de respondentes que fizeram sua última compra em uma loja física. Apesar da visita a um espaço físico ainda ser primordial, a prática decaiu de 84% para 72% de 2012 para 2013.

Com relação ao uso da internet, o canal on-line conseguiu a proeza de atrair o dobro dos clientes. A divisão chegou próxima a 27% dos compradores ouvidos, contra 14% no último ano. Na apuração, o resultado mostrou que no ano passado, 30% das pessoas passaram a postar socialmente sobre itens de compra, ante 23% da análise de 2012.

Especialistas em comércio eletrônico (e-commerce) ainda comentam que o consumidor costuma separar os sites e os blogs visitados, sendo o critério de seleção sempre por conta de questões emocionais. Isso inclui vários fatores objetivos e subjetivos como qualidade dos textos, imagens, área de atendimento, combinação de cores, rapidez no carregamento e diversos outros fatores.

Fonte: DCI