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Como comprovar que o seu e-commerce é confiável

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Você já deve ter percebido que o consumidor faz inúmeras pesquisas na internet antes de tomar uma decisão de compra, não é mesmo? Aliás, é o conteúdo que ele encontra nessas buscas que vai determinar se vale a pena comprar daquela empresa. Sendo assim, é importante investir em ações para comprovar que seu e-commerce é confiável.

Como convencer seu consumidor de que seu e-commerce é confiável?

Por exemplo: cuidar da segurança do site, fazer uma boa gestão de reputação, oferecer um atendimento ao cliente de excelência e investir em reviews verdadeiros são boas estratégias. A seguir, vamos explicar melhor sobre a importância de conquistar a confiança do consumidor e dar algumas dicas para conseguir isso. Olha só!

A importância de conquistar a confiança do consumidor

A internet está cheia de coisas boas. No entanto, não podemos negar que toda essa facilidade também apresenta perigos. Um deles é a fraude na internet.

Existem diversos e-commerces falsos por aí que vendem produtos, mas nunca entregam. Ainda tem alguns sites que funcionam apenas para capturar dados pessoais e aplicar golpes financeiros depois.

Para evitar cair nessas ciladas, portanto, o consumidor adquiriu o hábito de investigar a reputação das marcas antes de fazer compras. Nesse processo, é comum buscar opiniões de outros consumidores, observar as avaliações das lojas online, verificar a reputação da marca no Reclame AQUI e até ler reviews.

Sendo assim, conquistar a confiança do consumidor é fundamental para vender. Além do mais, é possível aumentar o valor do ticket médio, fidelizar e até conquistar promotores da marca.

Dicas para comprovar que seu e-commerce é confiável

Em primeiro lugar, é necessário trabalhar para ter uma boa reputação digital. Afinal de contas, cerca de 94% dos clientes não fazem negócios com empresas com má fama no mercado. Veja, a seguir, algumas dicas nesse sentido.

Cuide da segurança do site

Mostrar ao consumidor que o site é seguro é o primeiro passo. Por exemplo: disponibilizar dados básicos do e-commerce — como CNPJ, endereço, pontos de contato, entre outros —, contratar certificados de segurança, garantir uma boa experiência do usuário e por aí vai.

Ofereça um atendimento ao cliente impecável

Outro aspecto importante é o atendimento ao cliente. Oferecer uma assistência de qualidade — inclusive no Reclame AQUI — é fundamental para transmitir confiança. Aliás, os clientes têm o hábito de visitar a plataforma para investigar a reputação das marcas.

Mas olha: o volume de reclamações não é o dado mais relevante, viu? Na verdade, o consumidor fica de olho no comportamento das marcas. Afinal de contas, errar é humano e todas as empresas estão sujeitas a falhas. O que diferencia um e-commerce do outro é a forma que lidam com situações adversas.

Invista no selo RA Trustvox de reviews verdadeiros

“Adorei! A roupa é linda e chegou bem antes do prazo!” Se você visse essa frase nas avaliações de um produto, sentiria mais segurança para efetuar a compra?

Pois bem, os reviews são relatos de consumidores reais sobre a experiência que tiveram com o produto ou serviços adquiridos. Logo, eles funcionam como prova social e comprovam que o e-commerce é confiável.

No entanto, é fundamental que esses relatos sejam feitos por pessoas que, de fato, compraram e experimentaram o item. Veja bem: fake reviews prejudicam a experiência do consumidor, aumentam o número de trocas e devoluções e afetam a reputação da marca.

Sendo assim, tão importante quanto abrir espaço para avaliações no e-commerce é investir em ferramentas que comprovem a veracidade das informações. É aí que entra o selo de reviews verdadeiros RA Trustvox. A certificação garante que as avaliações coletadas e publicadas no e-commerce são verdadeiras, validadas e auditadas pela RA Trustvox.

Vale lembrar que o lojista não tem autonomia para apagar ou editar reviews. Na prática, isso significa que as marcas não podem inflar o perfil com relatos falsos, sabe? Então, a exibição do selo é uma forma de comprovar a qualidade dos produtos e dos serviços prestados pela loja.

Em resumo: a RA Trustvox é a solução ideal para comprovar que um e-commerce é confiável. Afinal de contas, a plataforma coleta, audita e publica reviews verdadeiros, verificados e validados. Ou seja, são opiniões de consumidores reais que auxiliam outros compradores em suas jornadas de compra. Logo, vale a pena conhecer!

Leia também: E-commerce: consumir é fornecer valor.