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  Redação E-Commerce Brasil

Como a Azul aumentou em mais de 300% a taxa de cliques em campanha de marketing

Quarta-feira, 22 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 6 minutos

Ser relevante. Aparecer no momento certo para o potencial cliente. Alcançar o maior número de cliques pelo menor custo possível. Na teoria, as dicas e o discurso para colocar uma campanha de marketing no ar são sedutores. Na prática, porém, quem trabalha com e-commerce se depara com um cenário muito diferente. Afinal, como ter sucesso no mundo digital? O recente case da companhia aérea Azul pode dar uma luz para quem precisa de inspiração.

A empresa rodou, entre os dias 13 e 26 de abril, uma campanha virtual para impulsionar o seu programa de fidelidade, o TudoAzul. O resultado salta aos olhos: o número de cliques aumentou 358% em relação a outras anteriores, enquanto o custo diminuiu 77%.

O objetivo principal foi divulgar o programa a clientes novos e aos existentes, com o objetivo de atrair mais tráfego e aumentar as conversões pós-visualização no site.

“Construir lealdade na marca no setor aéreo é um desafio”, afirmou Moritz Wolff, diretor-geral da Sociomantic para a América Latina, empresa que foi a responsável por desenvolver a campanha. “É um setor competitivo e muitos consumidores colocam uma alta prioridade no preço.”

 

A taxa de cliques da Azul cresceu 358%, enquanto as impressões aumentaram 262%, e as vendas pós-exibição, 18%. Já o custo por clique caiu 77%

 

Para isso, a Sociomantic desenvolveu uma campanha de pooling que direcionou os consumidores do site do TudoAzul por meio do aumento no tráfego do site principal. Depois, realizou uma campanha de retargeting do programa de fidelidade. Esses anúncios foram direcionados a consumidores qualificados, com alta propensão a converter tanto no site da aérea quanto do TudoAzul.

Para isso, o RTB (real-time bidding, sistema de leilão em tempo real para mídia programática) da Sociomantic analisou os perfis dos usuários para informar a Azul sobre quais indivíduos tinham mais probabilidade de realizar conversões e onde poderiam ser encontrados na web. Isto feito, a tecnologia ofereceu o preço ideal para cada exibição de banner de exibição para entregar o banner para a pessoa certa, “no momento certo”.

“Quando falamos em ‘alcançar a pessoa certa no momento certo’, nos referimos [ao momento em que]  um cliente provavelmente mostrará interesse e compromisso com base em seus hábitos de compras e comportamento online anteriores”, explicou Wolff. “Claro, isso varia muito de pessoa para pessoa, que é onde a nossa oferta em tempo real brilha”, completou.

Campanha de marketing do TudoAzul ‘decolou’ em abril/Foto: divulgação

Segundo ele, o lance em tempo real permite aos anunciantes oferecer lances para posicionar o anúncio com base no valor percebido de cada impressão. Tudo isso acontece enquanto a página do site está sendo carregada, ou seja em questão de milissegundos.

Infraestrutura robusta

De nada adianta, porém, ter tantos dados em mãos e não saber como usá-los. “Naturalmente, temos um CRM bem estruturado, onde os dados são alinhados com as informações dos voos, analytics e transformados em clusters que ‘atacamos’ em diversos momentos”, pontuou Fábio Marão, gerente de Marketing Interativo e E-commerce da Azul.

E não são apenas as conversões para o TudoAzul que o CRM da empresa absorve, mas também a venda de passagens aéreas, pacotes de viagens e transporte de cargas. “Temos a visão de tudo em um único lugar, base de dados e fontes de visitas. Monitoramos os resultados em tempo real e, se necessário, viramos a chave, pausamos campanhas e até ativamos novas”, disse.

Na avaliação de Marão, a audiência gerada pela campanha de abril pode ser comparada à demanda gerada por buscadores, como o Google. “Ter um novo cliente pode custar alguns reais, e deixá-lo partir sem que realize pelo menos uma das conversões [esperadas pela Azul] é uma considerável frustração”, admitiu o gerente. Pelo o que os números mostram, não foi o caso dessa vez.

Por Caio Colagrande, da redação do E-Commerce Brasil

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