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Como a crise da cadeia de suprimentos está sendo resolvida

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A cadeia de suprimentos é volátil. Tem havido muitos problemas ultimamente, e ouvimos continuamente sobre problemas de transporte terrestre causando atrasos adicionais depois que a mercadoria finalmente é descarregada de navios de carga atrasados.

O Natal de 2021 foi um pesadelo para a cadeia de suprimentos e empresas como Walmart WMT e Costco agora têm seus próprios navios de carga para expedir mercadorias para os portos dos EUA. Mesmo com esse esforço extra para controlar melhor o fluxo de produtos, os caminhões precisam agilizar a mercadoria para os centros de distribuição e eventualmente para as lojas para que possa ser vendida aos clientes.

A dependência da cadeia de suprimentos norte-americana em relação a caminhões terrestres confiáveis ​​é essencial, já que uma série de mercadorias muito desejadas são recebidas de países asiáticos. Um estudo recente mostra grande rotatividade de motoristas, uma grande porcentagem da qual poderia ter sido evitada. Em um estudo da WorkStep, empresa que foca na retenção de funcionários, os dados descobriram que 75% da rotatividade poderia ter evitado. De acordo com a pesquisa, a remuneração ficou em 2º lugar (acima do 7º lugar) para motoristas que deixam o emprego. A principal razão para a rotatividade de motoristas foi o crescimento da carreira.

Em 2021, a rotatividade de motoristas foi de 55%; que levou empresas como o Walmart a agir e responder ao problema. Hoje, os motoristas do Walmart podem ganhar até US$ 110.000 por ano. Isso é o dobro do que o motorista de caminhão médio leva para casa. Esses níveis salariais podem representar um desafio para grandes empresas, mas valerão a pena. Essa ação do Walmart certamente irá reter e atrair novos trabalhadores.

De acordo com Andrew Keshner, do MarketWatch, os motoristas do Walmart ganharam US$ 87.500 em seu primeiro ano de trabalho. Motoristas com mais de um ano de serviço agora têm potencial para ganhar mais de US$ 110 mil, de acordo com a empresa. “Estamos vendo aumentos salariais históricos como este [ação do Walmart] em todo o setor, à medida que as operadoras procuram recrutar novos motoristas em meio a uma escassez nacional que foi exacerbada pela pandemia”, segundo o porta-voz da American Trucking Association, Jeremy Kirkpatrick.

“Estamos vendo aumentos salariais sem precedentes em todo o setor. Os ganhos semanais são cinco vezes a média histórica e as frotas são consideráveis, bônus de assinatura de cinco dígitos e benefícios completos, pois competem pelo mesmo grupo limitado de motoristas ”, disse a American Trucking Association em um blog.

Cadeia de suprimentos: ações

O Walmart está criando um programa de treinamento para motoristas em potencial e, em algumas áreas, até pagando por carteiras de motorista comerciais. Já existem cerca de 12.000 motoristas na frota do Walmart, e o Walmart está em modo de contratação de mais motoristas.

As preocupações com o trabalho do motorista mudaram nos últimos anos. Por exemplo, a segurança caiu como uma das principais preocupações do motorista, a agenda agora ocupa o 11º lugar , mas as expectativas de emprego saltaram para o 3º lugar, e o motivo número 1 para a saída continua sendo o crescimento da carreira. Os trabalhadores estão em busca de cargos que ofereçam um caminho para promoções e oportunidades de progressão em suas carreiras.

Case

A alta rotatividade de motoristas e a escassez geral de motoristas levaram a Workstep a agir. A empresa levantou US$ 25 milhões em um financiamento da Série B em janeiro passado para combater a escassez de mão de obra, transformando a forma como as empresas contratam e retêm trabalhadores. (O investimento eleva seu capital total para US$ 42 milhões.)

“Os negócios não podem ser bem-sucedidos sem as pessoas certas na linha de frente – mas por muito tempo, os trabalhadores foram vistos como dispensável. A pandemia mudou as coisas. Agora as empresas veem como os trabalhadores da cadeia de suprimentos são essenciais. As marcas líderes estão tentando encontrar maneiras de reter sua força de trabalho a longo prazo – e tudo começa ouvindo e promovendo mudanças”, disse Dan Johnston, cofundador e CEO da WorkStep.

Johnston continuou dizendo que ouvir o feedback dos funcionários faz com que empregadores entendam que a situação vai além de remuneração.

“Essa é uma suposição cara de se fazer. A razão número um para a rotatividade da cadeia de suprimentos é a falta de crescimento na carreira. A parte mais valiosa do meu trabalho é saber que não apenas ajudamos as pessoas a encontrar cargos, mas também as ajudamos a encontrar uma carreira em que o desenvolvimento profissional esteja em primeiro lugar.”

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Fonte: Forbes