Logo E-Commerce Brasil

Comitê de Compras Coletivas discute autorregulação do setor

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Comitê de Compras Coletivas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico realizou na semana passada uma segunda reunião do grupo para debater o Código de Ética e as regras de autorregulação do setor.

O Comitê de Compras Coletivas foi instituído no último dia 08 pela camara-e.net com o objetivo de defender as boas práticas nas compras coletivas realizadas pela internet. Ele é formado pelas empresas líderes de um dos segmentos que mais crescem no comércio eletrônico do País – ClickOn, Clube do Desconto, Imperdível, Oferta Única, Peixe Urbano e Viajar Barato. Juntas, elas representam mais da metade do mercado,

De acordo com o coordenador do Comitê, Marcelo Macedo, a autorregulação é a melhor forma de fortalecer a categoria. Entre as ações que o grupo pretende combater estão a propaganda enganosa, ofertas falsas, fraudes e o envio de spams. “Estamos nos organizando para defender as boas práticas. Hoje há algumas condutas prejudiciais, como ofertas irresponsáveis e spam”, afirma Macedo, que é CEO do ClickOn.

Além disso, o Comitê vai acompanhar as movimentações em torno da criação de leis que visam regular o mercado, como o Projeto de Lei 1232/2011, do deputado federal João Arruda (PMDB/RJ), que propõe regulamentar as Compras Coletivas e definir critérios de comercialização tanto para os sites que atuam com esta modalidade do comércio eletrônico quanto para os estabelecimentos que realizam parcerias comerciais com estes sites.

A preocupação das empresas que constituem o Comitê é que essas Leis possam limitar a inovação no setor, cuja principal característica é o dinamismo.