Logo E-Commerce Brasil

Comércio eletrônico fatura R$ 18,6 bilhões no primeiro semestre do ano, aponta WebShoppers

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A E-bit/Buscapé divulgou hoje (19) os resultados da 32° edição do relatório WebShoppers, levantamento que traça um raio-X do e-commerce. Segundo o estudo, o setor faturou R$ 18,6 bilhões no primeiro semestre de 2015, crescimento nominal de 16% na comparação com o mesmo período de 2014, quando se faturou R$ 16,1 bilhões.

O grande impulsionador deste resultado foi o tíquete médio, 13% maior em relação ao primeiro semestre de 2014, atingindo valor médio de R$ 377, justificado tanto pelo aumento dos preços no setor quanto pelo maior volume de vendas em categorias como Eletrodoméstico e Telefonia/Ceulares.

Ao total, 17, 6 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra em lojas virtuais brasileiras, contabilizando 49,4 milhões de pedidos, o que representa um aumento de 2,5% no volume de compras.

Categorias que mais vendem e faturam
Moda e Acessórios, apesar de ter apresentado queda se comparada aos primeiros seis meses de 2014, mantém a liderança em vendas por categorias, com 15% do volume de pedidos. Logo atrás aparecem Eletrodomésticos, 13%, Telefonia/Celulares, 11%; Cosméticos e Perfumaria/Saúde, 11%; e Assinaturas e Revistas/Livros, 9%.

Por faturamento, Eletrodomésticos está no topo com 25% de participação; seguida por Telefonia/Celulares com 18%; Eletrônicos, com 12%, entre outros.

Projeção para 2015
Para o acumulado de 2015, a E-bit/Buscapé prevê que o e-commerce alcance um faturamento de R$ 41,2 bilhões, 15% maior que no ano passado. Estima-se, também, um aumento de 5% no total de pedidos para o segundo semestre, chegando a um total de 108 milhões até o final do ano.

A 32ª edição do relatório Webshoppers tem o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), E-Commerce Brasil e IAB  na divulgação dos dados para o mercado.

O relatório completo estará disponível em breve no site: http://www.ebit.com.br/webshoppers

Fonte: E-bit