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Comércio eletrônico brasileiro atinge audiência recorde em novembro

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O mês da Black Friday, como já era de se esperar, aqueceu como nunca o comércio eletrônico brasileiro. Segundo dados da NetView Nielsen IBOPE, cerca de 37,9 milhões de pessoas passaram por serviços do tipo durante novembro, um resultado que representa 63,3% de todos os usuários de internet no período.

O crescimento é de 5% em relação ao registrado no mês de outubro.  Houve aumento também nas médias de utilização, com cada internauta passando em média 2h03 conectado a sites de e-commerce e visualizando cerca de 146 páginas. Os números podem ser explicados pelas promoções-relâmpago e a busca pelas melhores ofertas, que geraram uma corrida aos sites.

Pelo mesmo motivo, os comparadores de preços apresentaram crescimento significativo. Em novembro, sites do tipo chegaram a 19,5 milhões de visitantes únicos, um crescimento de 11%. Serviços de compra coletiva também tiveram aumento semelhante, com 8% e 16 milhões de usuários.

Televisores, celulares, tablets, móveis e livros foram os produtos mais procurados durante a Black Friday e os principais acessados foram as versões online dos grandes varejistas. Esse segmento, sozinho, representou 55,7% de todo o movimento virtual em novembro, concentrando 33,3 milhões de usuários. Em segundo estão os sites de leilão e classificados, com 36,3% e 21,7 milhões de visitantes únicos.

Mais gente na internet

De maneira geral, o total de usuários de internet no Brasil cresceu 7% em novembro de 2013. Hoje, são 59,9 milhões de pessoas acessando a rede de casa ou a partir de computadores no ambiente de trabalho. Em relação ao ano passado, o crescimento é de 12%.

Aumentou consideravelmente, também, o total de pessoas com acesso à internet em casa. O número chegou a 80,8 milhões, crescimento de 16% em relação ao que foi registrado em 2012. O resultado demonstra uma maior democratização da rede e uma possível queda nos preços de assinaturas.

Por: CanalTech