Logo E-Commerce Brasil

Com lojas fechadas, como a Chilli Beans se reinventou para manter vendas

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Comprar óculos é uma tarefa que geralmente envolve ir até a loja, experimentar diversos modelos de armação, efetuar o pagamento e levar o produto para casa. Porém, com as lojas físicas fechadas devido ao isolamento social imposto na pandemia de coronavírus, foi necessária uma adaptação das redes de óticas para se manterem no mercado.

Felipe Gomes, head global de experiência e sócio da Corebiz, participou do Big Solutions — Customer Experience, nesta quarta-feira (24), e explicou como a empresa apresentou soluções que possibilitaram à Chilli Beans se reinventar durante esse período de crise.

Felipe Gomes, da Corebiz, no Big Solutions

“A pandemia de Covid-19 trouxe grandes mudanças desafios para o varejo. Dois grandes fatores de influência foram a quarentena, que fechou comércios e limitou a circulação, e o comportamento, pois, como as pessoas ficaram em casa, houve mudança significativa nos comportamentos de compra”, relembra Gomes.

Segundo o executivo, a Chilli Beans tem em seu portfólio dois produtos-chave: óculos (sol e grau) e relógios, que são acessórios usados sobretudo fora de casa. “A operação era toda baseada nas lojas físicas, mas com o isolamento social, 77% das lojas foram fechadas, pois eram localizadas em shoppings ou centros que foram fechados. Por isso, a solução foi apostar no poder do comércio eletrônico e focar nos óculos de grau e serviços”, conta.

Desafio da experiência

O grande desafio foi criar uma nova experiência para tornar a compra de óculos imersiva e realista, trazendo familiaridade com a experiência das lojas físicas. Com isso, foram fundamentados dois pilares do desafio:

  • Rich content: engajamento e experiência de produto visual
  • Ferramentas para compra: realidade aumentada, envio de receitas e serviços

“A ideia é trazer o mecanismo de experimentar dentro das lojas para o e-commerce, mantendo a familiaridade com a experiência visual e os impactos. Com isso, precisávamos conquistar os clientes proporcionando ferramentas de compra e automatização dos processos de entrega de receita”, conta Gomes.

Além disso, foi necessário implementar um sistema de suporte para aumentar a autonomia dos consumidores na hora da compra, pois, na loja física, há a presença do vendedor que pode tirar as dúvidas durante a compra, finaliza o executivo.

Leia também: B2E: descubra o potencial oculto de vender para funcionários de empresas

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil

 

O E-Commerce Big Solutions – Customer Experience é um evento online promovido pelo E-Commerce Brasil em parceria com seus mantenedores. São 48 palestras divididas em três dias. Ainda dá tempo de se inscrever pelo link.