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Co-Creation Center da Visa vai ajudar a fomentar mercado de pagamentos

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A Visa inaugurou recentemente em São Paulo, o Visa Brasil Co-Creation Center, um espaço dedicado à proposta de fomentar o mercado brasileiro de pagamentos e aproximar a empresa dos clientes. O espaço atenderá aos emissores de cartão, credenciadores, estabelecimentos comerciais, fintechs e startups, e funciona como um local de trabalho colaborativo, prático e dinâmico.

Para saber mais sobre como o espaço pode ajudar no desenvolvimento do e-commerce conversamos com Érico Fileno que é Diretor executivo de inovação da Visa do Brasil, confira a entrevista:

ECB: como surgiu a ideia de criar um Centro de Co-criação como este?

 A inauguração do espaço no Brasil reforça nosso posicionamento de líder e protagonista em tecnologia de pagamentos. O Brasil é um mercado importante para a Visa por seu potencial de crescimento, um ambiente diverso e pujante de startups e porque os brasileiros são conhecidos como early adopters de tecnologias. Por ser um espaço inovador, o Visa Brasil Co-Creation Center deve trabalhar em conjunto com importantes players do mercado brasileiro para desenvolver o futuro das soluções de pagamento.

A novidade brasileira faz parte de uma inciativa global da Visa que surgiu em 2014, com o Centro de Inovação One Market Center, localizado na sede da empresa em São Francisco, nos EUA. O Centro expande o sucesso do Miami Innovation Center, instalação inaugurada em junho de 2016 e que funciona como um hub para a região da América Latina e vem a somar com outros modelos similares operando nos EUA, Londres, Cingapura e Dubai.

Co creation center visa

ECB: qual a importância da cultura da inovação aberta para o mercado de pagamentos online no Brasil? 

Com a migração do plástico e novos entrantes se juntando ao mercado financeiro e de pagamento como as fintechs, a Visa tem a missão de assegurar que todo device, internet das coisas, aplicativo ou vestível seja baseado em um sistema seguro para os clientes.

ECB: que tipos de tecnologia já estão sendo desenvolvidas no espaço e podem ajudar os lojistas de e-commerce?

Temos como objetivo promover inovações que permitam aos nossos parceiros:

  • Engajamento: O ambiente imersivo fornece aos parceiros as principais ferramentas que precisam para trabalhar em novas soluções digitais, em um espaço físico desenvolvido para estimular a interação dinâmica, a experimentação em tempo real e a prototipagem rápida.
  • Experimentação: A Visa adota a abordagem de design centrado no ser humano, em que o desenvolvimento de produtos tem o consumidor como foco e fornece benefícios reais na experiência aos usuários.
  • Colaboração: Os emissores de cartões, estabelecimentos comerciais, credenciadores e demais parceiros podem interagir com especialistas em pagamento da Visa e ter acesso às tecnologias Visa, incluindo APIs e SDKs disponíveis em sua plataforma.

No mundo, alguns exemplos do que tem sido criado nos Centros de Inovação incluem: alguns projetos em parceria com Capital One, Emirates NBD e Under Armour que estão utilizando nossas APIs para desenvolvimento de soluções inovadoras para seus clientes. Durante o Super Bowl, em parceria com a VenueNext, permitimos pagamentos no app SB50.

Co-creation center visa 2

ECB: quem pode usar o espaço e como funciona o uso dele?

O Visa Brasil Co-Creation Center irá trabalhar em conjunto com diversos players – como os emissores de cartões de pagamento, credenciadores, estabelecimentos comerciais, startups, fintechs e desenvolvedores.

Atrelado à abordagem de design thinking – conjunto de métodos e processos que busca solucionar desafios de forma colaborativa e mais humana, na qual os envolvidos são colocados no centro de desenvolvimento do produto – o espaço funciona dividido em três diferentes processos: imersão, cocriação e prototipagem.

  • A fase de imersão e de pesquisa serve para entender os desafios dos negócios na atualidade e a tecer projeções sobre os mais distintos cenários.
  • O segundo momento é o de cocriação. O ambiente foi projetado para estimular o processo criativo e a discussão de ideias.
  • O processo final é o de experimentação. O espaço oferece máquinas de última geração para a prototipagem das ideias e testes, o que permite que novos produtos sejam pensados e concebidos colaborativamente.

Prezamos pelo conhecimento de inovação aberta. A Visa trabalhará para que tudo o que for criado possa ser compartilhado para o benefício de todos os envolvidos, observados os termos e condições de uso do espaço. O principal objetivo é unir forças para fomentar e incentivar o desenvolvimento do setor e de toda a cadeia.