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Clientes querem mais experiências personalizadas

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Os consumidores esperam hoje ter experiências únicas com as marcas, de acordo com suas preferências pessoais, não importando em qual canal. A personalização foi o tema do último relatório de marketing da The Drum. Intitulado “The Pressures of Personalisation”, o estudo mostrou que a maioria dos anunciantes acredita que oferecer experiências personalizadas pode impulsionar o engajamento dos consumidores e aumentar a percepção da marca, mas a falta de orçamento é apontada como o principal entrave para as empresas aumentarem ações.

A Drum entrevistou 200 profissionais de marketing para entender melhor como eles estão lidando com este desafio e como está a habilidade das marcas em oferecer experiências personalizadas em vários pontos de contato.

A pesquisa aponta que 80% dos entrevistados acreditam que a personalização tem significativo impacto positivo sobre a percepção da marca e o engajamento dos consumidores. Segundo o relatório, 63% dos profissionais de marketing fizeram mudanças em suas estratégias de insights & analytics no ano passado para melhorar suas ações de personalização.

A falta de verbas e a tecnologia, no entanto, são as maiores barreiras para o crescimento das experiências personalizadas. Segundo a pesquisa, apenas 40 % unificaram os dados dos canais de comunicação para conseguir uma melhor personalização, enquanto boa parte permaneceu focado em canais digitais mais tradicionais, como e-mail e sites.

Porém, o relatório destaca que, em geral, muitos clientes estão no caminho certo da personalização, mesmo que no estágio inicial. O estudo acrescenta que a personalização rapidamente tem se tornado essencial para os consumidores, que esperam que as marcas só os contatem em momentos relevantes.

Fonte: Propmark