Logo E-Commerce Brasil

Clientes voltam às lojas e Walmart aumenta projeções; vendas online desaceleram

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Walmart elevou na terça-feira (17) a projeção de vendas anuais na base mesmas lojas após superar projeções de analistas, com clientes deixando o lockdown e passando a comprar mais roupas, equipamentos de viagem e produtos de volta às aulas.

Enquanto as vendas nas lojas cresceram, o ritmo do comércio online caiu drasticamente para 6%, de 37% no primeiro trimestre.

As vendas nas lojas do Walmart nos EUA abertas há pelo menos um ano cresceram 5,2%. Imagem: Reprodução

Mesmo assim, o Walmart está a caminho de atingir US$ 75 bilhões em vendas de e-commerce globais até o fim do ano a varejista divulgou seu maior crescimento de vendas online ano passado, em 97%, porque as pessoas usaram o serviço de entregas rápidas para comprar bens essenciais no auge da pandemia.

“Mesmo com a desaceleração do e-commerce, em cima do tremendo crescimento do ano passado… A boa notícia é que podemos atender (os clientes) de qualquer maneira”, disse o executivo-chefe Doug McMillon.

O resultado inicia uma semana importante para varejistas dos EUA – incluindo a Target e a Macy’s – que devem se beneficiar de pessoas saindo mais de casa.

Vendas nas lojas do Walmart

Mas investidores temem que essa nova liberdade seja curta por causa do ressurgimento de casos de Covid-19 devido à variante Delta.

As vendas nas lojas do Walmart nos EUA abertas há pelo menos um ano cresceram 5,2%, excluindo combustível, no trimestre que terminou em 31 de julho.

Analistas previam crescimento de 3,69%, segundo dados IBES da Refinitiv.

O Walmart agora espera que as vendas na base mesmas lojas nos EUA no ano fiscal de 2022 cresçam de 5% a 6%, em comparação com crescimento de um dígito projetado antes.

Também espera que as vendas do atual trimestre fiquem bem acima das estimativas.

Esse panorama leva em conta o fortalecimento da economia dos EUA e nenhum estímulo relevante a mais do governo até o fim do ano.

A margem bruta do Walmart norte-americano subiu 20 pontos base, com menos descontos e o dobro de vendas de anúncios ajudando a compensar custos maiores na cadeia de abastecimento.

O Walmart teve lucro ajustado por ação de US$ 1,78, acima das expectativas dos analistas de US$ 1,57 por ação.

A receita subiu a US$ 141 bilhões, ante previsão de US$ 137,2 bilhões.

Leia também: AliExpress abre as portas para vendedores brasileiros

Fonte: Reuters, via Money Times