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Clientes fidelizados compram mais que novos compradores da Amazon

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Ofertas exclusivas e preços baixos são bons, mas a fidelização é melhor. Mais de 50 milhões de pessoas se consideram membros do Amazon Prime, releva uma análise da RBC deste ano. Amazon Prime é o programa de fidelidade da Amazon.com, que garante a gratuidade do frete de dois dias na maioria dos pedidos sem valor mínimo de compra e acesso a milhares de programas de TV e filmes. Além do preço da adesão ao programa ter crescido mais de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior, de $70 para $ 99 dólares, seus membros continuam engajados – e comprando mais que os não-membros do Prime.

Em setembro de 2014, o RBC Capital Markets entrevistou mais de 4 mil clientes da Amazon nos Estados Unidos e descobriu que 37% deles eram membros do Prime. Quão importante são esses programas de fidelidade para os clientes regulares da gigante do ecommerce? Se os seus hábitos possuem qualquer indicação de consumo, então eles importam muito. 

Os membros do Prime são mais propensos a comprar itens da Amazon.com porque eles sabem que os itens serão enviados rapidamente. Membros do Prime também gastam mais. Enquanto os não-clientes disseram que compram itens com preços a baixo dos $25 e entre os $ 25 e %100 dólares, os membros do Prime foram responsáveis pelos maiores tíquetes médios. A disparidade entre os dois hábitos dos grupos de compradores mostraram nitidamente o começo em $ 201 sinal, onde 18% dos membros do Prime comparados com apenas 8% dos clientes não-Prime.

Em novembro de 2014, a Amazon declarou que iria aplicar os benefícios dos membros do Prime em compras feitas em outros sites do varejo, como o AllSaints. Tudo que o consumidor precisa fazer é clicar em “Fazer login e pagar com Amazon”. Os planos de expansão da Amazon indicam sua postura de consolidar o envolvimento dos clientes em muitos programas de fidelização – um estudo de 2012 releva que o consumidor em geral pertence a cerca de sete programas pelo menos – e unificá-los em um programa que se estenda pelas marcas.

Enquanto a maioria dos sites de ecommerce se preocupa com a aquisição de clientes, a Amazon trabalha para alcançar seu objetivo de transformar todos os clientes em membros do Prime. O frete grátis é uma parte importante da experiência do consumidor, geralmente ultrapassando as ofertas e descontos como iniciativa preferida entre os consumidores acima dos 45.

A adesão ao grupo do programa de fidelidade do varejista americano cresceu mais de 1 bilhão, segundo dados divulgados em junho de 2014 por uma pesquisa da Bond Brand Loyalty. Para muitas marcas, criar esses programas significa construir melhores ferramentas de personalização, que é conectar os dados e informações do cliente com os benefícios do programa e ofertas para evitar descontos globais.

De qualquer forma, o que os consumidores querem são recompensas financeiras por sua fidelidade, se eles estão comprando livros, eletrônicos ou vestuário – e se eles estão comprando online ou na loja física. Em programas de fidelização bem-desenvolvidos, as duas partes ganham.

Fonte: eMartketer