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Cinco maneiras de chamar a atenção do seu consumidor no Dia do Cliente

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Sendo o ativo mais importante de varejistas, tratar e atrair o consumidor de modo adequado é mais do que necessário, principalmente quando estamos falando de um momento de ainda muita desconfiança sobre os rumos da economia do País. Porém, não há melhor momento de atrair o público consumidor do que agora. A confiança do consumidor avançou para 79,3 pontos em agosto, de acordo com o Índice de Confiança do Consumidor apurado pela Fundação Getulio Vargas, sendo o maior nível desde janeiro de 2015, segundo a instituição.

Para que os varejistas possam cada vez mais recuperar, atrair e fidelizar esse público, principalmente no Dia do Cliente, que é lembrado neste dia 15 de setembro, listamos cinco maneiras de chamar a atenção do seu consumidor, de acordo com especialistas. Veja:

Diversifique os canais

O novo cliente está muito mais exigente. Ele quer mais por menos. Além disso, as redes sociais deram poder para os consumidores insatisfeitos desmascararem marcas que mentem e enganam. Por isso, é importante buscar outras formas de se comunicar com esse cliente, avalia Mauricio Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). “As empresas devem investir em diversificação de canais. Tem que estar nos buscadores, nos e-mails, nas redes sociais e onde mais estiver o consumidor”, aconselha.

Otimize a experiência do cliente

Com o uso crescente de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, pelos consumidores, é necessário que os lojistas pensem em como se comunicar com o seu público por esses meios, avalia Thiago Mazeto, gerente de Marketing da Tray, empresa especializada em criação e gerenciamento de lojas virtuais. “A discussão não é mais sobre adaptação, mas sim otimização e como melhorar a experiência do usuário”, afirma. “O consumidor está usando o dispositivo móvel como uma maneira auxiliar de tomada de decisões sobre a compra. Ele faz pesquisa em tempo real e compara produtos, se tornando uma plataforma fundamental nas decisões do consumidor”, complementa.

Conheça e fidelize o consumidor

O cliente deve sentir que ele é único para sua marca, e o Dia do Cliente é um ótimo chamariz para mostrá-lo o quão importante ele é para sua marca. Por isso, busque esse momento para se aproximar dele, afirma Welington Sousa, gerente de Marketing da All iN, vertical de marketing digital da Locaweb. “Crie campanhas convidativas que estimule o seu cliente a deixar pistas daquilo que ele deseja comprar nas próximas datas comemorativas, assim você poderá oferecer o produto certo ao cliente certo, aumentando assim sua possibilidade de conversão”, afirma.

Busque o consumidor no online

O consumidor já não vê distinção entre físico e digital. Ele busca por melhores ofertas e condições de compra. Por isso, não meça esforços para buscar esse cliente também no online, avalia Mauricio Salvador, da ABComm. “As crises fazem as pessoas se tornarem mais criativas. O consumidor sumiu da loja física? Vou buscá-lo no online. Em todos os países que passaram por crise na última década, incluindo Europa, Ásia e Estados Unidos, o comércio eletrônico cresceu”, afirma. “No Brasil também acontece a mesma coisa. Apesar disso, muitas empresas ainda têm barreiras culturais e acham que o online conflita com seu canal de vendas. Essas empresas não irão sobreviver”, complementa Salvador.

Respeite o consumidor

Valorizar e respeitar o consumidor não é só obrigação, mas sim missão para os varejistas. E para valorizá-lo, é preciso tratá-lo de maneira correta, avalia Thiago Mazeto, da Tray. “É importante ir para o lado de ‘respeito ao consumidor’, com o intuito de atrelar a marca com transparência. É muito importante não ficar só no discurso e na pratica isso acontecer também”, afirma. Já Mauricio Salvador, presidente da ABComm, afirma que a melhor forma de valorizar o consumidor é com uma política constante de descontos. “No Dia do Cliente – e em todos os outros – agradeça ele por fazer sua empresa existir e dê um presente de verdade”, complementa.