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Cinco desafios para os varejistas que buscam estruturar o Data Clean Rooms

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Data Clean Room foi o tema principal da palestra de Edik Mitelman, SVP & General Manager for Privacy Cloud da AppsFlyer. O assunto foi debatido no palco Tecnologia durante o terceiro dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023.

Imagem de palestrante sobre o palco do Fórum E-Commerce Brasil 2023
De acordo com Edik Mitelman, cerca de 18% dos investimentos globais foram para retail media, e o investimento global nesta categoria ainda crescerá 60%

O executivo iniciou explicando que Data Clean Room é uma tecnologia que fornece um ambiente seguro para acesso e uso de dados. Em tempos de forte regulação, ela se torna uma das principais opções do mercado, pois atende a todos os requisitos de privacidade — permite, por exemplo, que duas ou mais empresas compartilhem e usem dados pessoais de forma anonimizada e agregada.

“Tecnologia de privacidade de dados está no topo das atenções das empresas. Cerca de 18% dos investimentos globais foram para retail media. Além disso, o investimento global em retail media vai crescer 60%. As pessoas sempre vão encontrar novas formas de investir seu dinheiro, mas é importante direcionar para esse crescimento”, comenta Mitelman. 

Os cinco maiores desafios

Gestão de dados fragmentados: armazenar e tornar acessível, é essencial juntar os dados e organizar;

Confiança: as pessoas precisam saber o que estão sendo feito com seus dados;

Legislação: LGPD e outras questões são fatores essenciais para o sucesso;

Ausência de medição: precisa saber o retorno do investimento, só assim vai entender se a estratégia está no caminho certo;

Exposição limitada: tenha um relacionamento com as empresas.

Como superar as barreiras?

Durante a palestra, Edik Mitelman ressaltou três pontos de atenção caso a empresa queira construir seu DCR, invés de comprar:

1 – É preciso saber que é muito caro, precisa ter uma grande equipe por trás do negócio;

2 – É importante ter profissionais diferenciados e capacitados, sendo que essa mão de obra qualificada custa muito cara e está difícil achar;

3 – Precisa ser grande o suficiente para ter dados para conseguir rodar com eficiência. Além disso, existem regulamentações diferentes nos países, é muito delicado conseguir estar atualizado com todos.

“Se você oferece um assento em um foguete, as pessoas não precisam perguntar em qual assento vai estar. Entra e vai! O retail media é um foguete, portanto não deixe o foguete sair sem estar nele. O momento é agora de entrar nessa nave e tomar decisões inteligentes”, finaliza Mitelman.