Logo E-Commerce Brasil

Reguladores chineses enviam equipes à Didi para análise de segurança cibernética

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Administração do Ciberespaço da China (CAC, na sigla em inglês) disse nesta sexta-feira (16) que funcionários de pelo menos sete departamentos enviaram equipes para a Didi Global para conduzir uma análise da segurança cibernética.

Além da CAC, o grupo inclui representantes do Ministério da Segurança Pública, do Ministério da Segurança do Estado, do Ministério dos Transportes, do Ministério dos Recursos Naturais, da Administração Tributária do Estado e da Administração Estatal para a Regulação do Mercado, de acordo com o comunicado.

Os reguladores ordenaram que a Didi remova seus aplicativos na China

A CAC não ofereceu mais detalhes em seu comunicado, mas o envolvimento de várias agências governamentais mostra a pressão regulatória mais forte sobre a empresa chinesa de transporte urbano por aplicativo.

A China está renovando sua política de privacidade e segurança de dados. Está elaborando uma Lei de Proteção de Informações Pessoais, que exige que as plataformas de tecnologia imponham medidas mais rígidas para garantir o armazenamento seguro dos dados do usuário.

A CAC lançou a investigação de segurança cibernética relacionada a dados em Didi apenas dois dias depois do IPO da companhia em Nova York, citando a necessidade de proteger a segurança nacional e o interesse público. Os reguladores também ordenaram que a Didi remova seus aplicativos na China.

A Didi, que atualmente tem um valor de mercado de US$ 60 bilhões, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o novo comunicado da CAC. A empresa disse anteriormente que armazena todos os dados de usuários e estradas da China no próprio país.

Leia também: China reforçará supervisão de empresas listadas no exterior

Fonte: Reuters, via 6 Minutos