Logo E-Commerce Brasil

China testa sua moeda digital em plataformas de e-commerce

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A China tem testado discretamente plataformas-piloto de negociação de sua moeda digital, o yuan digital, em diferentes países, bem como estabelecendo uma estrutura legal para Moeda Digitail do Banco Central (CBDC, na sigla em inglês) com reguladores financeiros globais.

Segundo reportagem da agência Sputnick Brasil, o projeto faz parte da estratégia do país em ser uma superpotência na tecnologia de blockchain.

Especialistas ouvidos pela publicação argumentam que para que o yuan digital alcance a adoção global, a China precisa trabalhar com parceiros comerciais ou centros financeiros regionais. Isso ajudará a ter uma plataforma em que o yuan digital seja técnica, legal e financeiramente interoperável com as moedas digitais de outros países.

Moeda do Projeto Note

Uma dessas plataformas é a Inthanon-LionRock (Note), que é um projeto de moeda digital do Banco Central chinês para pagamentos transfronteiriços iniciado pela Autoridade Monetária de Hong Kong e o Banco da Tailândia.

A China tem expandido continuamente os testes de sua moeda digital, oficialmente conhecida como Moeda Eletrônica Digital de Pagamento (DCEP, na sigla em inglês).

O governo chinês afirmou que o yuan digital poderia estar disponível já em 2021, em preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Leia também: PayPal quer se tornar “a carteira digital para CBDCs globais”

Fonte: Agência Sputnick Brasil