Redação E-Commerce Brasil

China testa sua moeda digital em plataformas de e-commerce

Quarta-feira, 24 de março de 2021   Tempo de leitura: 1 minuto

A China tem testado discretamente plataformas-piloto de negociação de sua moeda digital, o yuan digital, em diferentes países, bem como estabelecendo uma estrutura legal para Moeda Digitail do Banco Central (CBDC, na sigla em inglês) com reguladores financeiros globais.

Segundo reportagem da agência Sputnick Brasil, o projeto faz parte da estratégia do país em ser uma superpotência na tecnologia de blockchain.

Especialistas ouvidos pela publicação argumentam que para que o yuan digital alcance a adoção global, a China precisa trabalhar com parceiros comerciais ou centros financeiros regionais. Isso ajudará a ter uma plataforma em que o yuan digital seja técnica, legal e financeiramente interoperável com as moedas digitais de outros países.

Moeda do Projeto Note

Uma dessas plataformas é a Inthanon-LionRock (Note), que é um projeto de moeda digital do Banco Central chinês para pagamentos transfronteiriços iniciado pela Autoridade Monetária de Hong Kong e o Banco da Tailândia.

A China tem expandido continuamente os testes de sua moeda digital, oficialmente conhecida como Moeda Eletrônica Digital de Pagamento (DCEP, na sigla em inglês).

O governo chinês afirmou que o yuan digital poderia estar disponível já em 2021, em preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Leia também: PayPal quer se tornar “a carteira digital para CBDCs globais”

Fonte: Agência Sputnick Brasil

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.