Logo E-Commerce Brasil

China multa JD.Com, Tmall e Vipshop por preços irregulares

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O regulador do mercado da China disse que multou a JD.Com, o Tmall do Alibaba, e o Vipshop em 500 mil iuanes (US$ 76.657) cada por vender produtos com preços irregulares.

A Administração Estatal de Regulamentação do Mercado (SAMR) disse, em publicação nas redes sociais, que tomou a decisão depois de receber reclamações de consumidores sobre as estratégias de preços das empresas relacionadas aos eventos de compras de 11 de novembro.

A China intensificou as regulamentações sobre as gigantes da internet nas últimas semanas.

Pequim divulgou um projeto de lei no mês passado com o objetivo de evitar comportamento monopolista de empresas de internet, marcando a primeira ação regulatória mais intensa da China contra o setor.

China de olho nos gigantes

Este mês, a SAMR disse que China Literature, que tem a Tencent como investidor, e a Shenzhen Hive Box em 500 mil iuanes cada uma por não reportar adequadamente acordos para análises antitruste.

O Alibaba e o JD.Com não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A Vipshop, também apoiada pela Tencent, disse em comunicado que tratará do assunto de forma abrangente e padronizará ainda mais suas operações comerciais.

Leia também: Alibaba: como Jack Ma perdeu US$ 11 bi e está na mira das autoridades chinesas

Fonte: Reuters