Logo E-Commerce Brasil

China pressiona gigantes de tecnologia para compartilhar dados de crédito de consumidores

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A China planeja pressionar gigantes da tecnologia, incluindo Ant Group, Tencent e JD.com, para compartilhar dados de empréstimos ao consumidor para evitar o excesso de empréstimos e fraudes, disseram duas pessoas com conhecimento do assunto, no último aperto de escrutínio de Pequim.

Se implementado, o plano acabaria efetivamente com a abordagem laissez-faire do governo ao setor. As grandes plataformas da internet tendem a resistir à entrega de seus dados, um ativo crucial que os ajuda a executar operações, gerenciar riscos e atrair novos clientes.

Os reguladores chineses, incluindo o Banco Central, planejam instruir as plataformas da internet para fornecer seus vastos dados de empréstimos a algumas das agências de crédito em todo o país.

As agências, administradas ou apoiadas pelo Banco Popular da China (PBOC), compartilharão os dados de forma mais ampla com bancos e outros credores para avaliar adequadamente os riscos e evitar o excesso de empréstimos.

Ant e Tencent não quiseram comentar. JD.com e o PBOC não responderam imediatamente aos pedidos de comentários, segundo reportagem da Reuters.

As pessoas não quiseram ser identificadas porque não estavam autorizadas a falar com a mídia. Os detalhes da proposta regulatória para incluir a Tencent e a JD.com no acordo de compartilhamento de dados do empréstimo não foram informados.

Controle de dados

O plano se soma às propostas recentes para aguçar o escrutínio dos campeões de tecnologia e controlar a construção de impérios, principalmente no setor financeiro. A mudança ajudou a provocar o colapso dramático da oferta pública inicial de US$ 37 bilhões da gigante da fintech Ant em novembro.

Desde então, os reguladores lançaram uma investigação antitruste no ex-controlador do Ant, Alibaba, e ordenaram que a empresa fintech sacudisse seus negócios de crédito e financiamento ao consumidor.

A mais recente proposta regulatória para empresas de internet também vem no momento em que Pequim começa a se preocupar com os controles de risco frouxos nos bancos, principalmente os menores, em termos de empréstimos ao consumidor e sua dependência excessiva de plataformas como a Ant para encontrar clientes.

“Os bancos menores geralmente ficam em uma posição mais fraca quando fazem parceria com gigantes da fintech como o Ant. Eles confiaram fortemente nos dados do Ant para subscrever empréstimos e gerenciar riscos ”, disse um regulador sênior.

“Quando a inadimplência acontece, eles têm que arcar com a maior parte das perdas”, disse o regulador, que não quis ser identificado por causa da delicadeza do assunto. “É crucial que os credores tenham melhor acesso a dados de crédito mais abrangentes e detalhados sobre os tomadores”.

Crédito do cliente

A última tentativa regulatória provavelmente diminuiria a escala e a lucratividade dos negócios de crédito das grandes empresas de tecnologia. Essa área é bastante promissora, já que as empresas cobram altas taxas de serviço dos bancos em troca do acesso a milhões de clientes que usam dados de propriedade.

Por meio de seu superaplicativo Alipay, o Ant coleta dados de mais de 1 bilhão de pessoas, muitas das quais são jovens e usuários da internet sem cartões de crédito ou registros de crédito suficientes em bancos, bem como 80 milhões de comerciantes, de acordo com o prospecto da empresa e analistas.

O Ant opera o Sesame Credit, uma das maiores plataformas privadas de classificação de crédito da China, com algoritmos e metodologia proprietários que avaliam pessoas e pequenas empresas com base no uso de serviços vinculados ao Ant.

A empresa oferece informações limitadas sobre mutuários a cerca de 100 bancos e cobra as chamadas “taxas de serviços de tecnologia” — um corte de 30% a 40%, em média, dos juros sobre empréstimos que facilita, estimam analistas.

O saldo de empréstimos ao consumidor da Ant ficou em 1,7 trilhão de yuans (US$ 263 bilhões) no final de junho, respondendo por 21% de todos os empréstimos de curto prazo ao consumidor emitidos por instituições financeiras chinesas, de acordo com seu prospecto de IPO e dados do PBOC.

Em comparação com o Ant, os rivais Tencent e JD.com administram negócios de crédito ao consumidor relativamente menores.

O WeBank, credor privado da Tencent, opera a unidade de micro-empréstimos Weilidai desde 2015, que fez mais de 460 milhões de saques de empréstimos no valor total de mais de 3,7 trilhões de yuans no final de 2019, de acordo com o relatório anual de 2019 do WeBank.

O braço fintech da JD.com, JD Digits, opera duas plataformas — Baitiao e Jintiao — que combinaram 70 milhões de usuários ativos anuais e arrecadaram um total de 4,4 bilhões de yuans em taxas de serviço de tecnologia durante o primeiro semestre de 2020.

A Jintiao facilitou empréstimos ao consumidor no valor de apenas 261 bilhões de yuans no mesmo período do ano passado, de acordo com o prospecto da JD Digits.

Leia também: EUA consideram adicionar Alibaba e Tencent à proibição de investimentos na China

Fonte: Reuters