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Jornal da China pede restrições mais rígidas aos algoritmos usados ​​por plataformas online

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A China deve aumentar os esforços para proteger os usuários online contra violações de privacidade e licitações para direcionar o tráfego da web, tornando mais rígidas as regulamentações sobre o uso de algoritmos por plataformas de internet, disse o jornal estatal People’s Daily.

Os comentários no jornal oficial do Partido Comunista, no poder, seguem as críticas deste mês da Associação de Consumidores da China, dirigidas a empresas de internet que fazem mau uso de dados pessoais e “intimidam” as pessoas para fazer compras e promoções.

Algoritmos podem cortar custos combinando necessidades com serviços, mas algumas plataformas infringem os direitos do consumidor pela “aplicação imprópria de algoritmos” para invadir a privacidade e o uso direto da web, disse o jornal em um editorial na quinta-feira.

“É necessário estabelecer um sistema de supervisão abrangente … para que as aplicações algorítmicas sigam regras e regulamentos e os direitos do consumidor possam ser protegidos”, acrescentou.

O autor do artigo assinado, Yin Shuanghong, um nome que apresenta jogos de palavras com imagens comunistas, listou a legislação nacional, a regulamentação da indústria e a observância social como áreas de preocupação.

“A regulamentação do algoritmo não pode depender apenas da consciência da plataforma”, disse o artigo, acrescentando que as plataformas costumam estar em uma posição mais forte do que os consumidores.

China mais rígida com varejo online

A China aumentou o escrutínio de suas empresas de internet ao consumidor nos últimos meses, aplicando multas e iniciando investigações em algumas das empresas de maior perfil.

No final do ano passado, Pequim emitiu um projeto de regras com o objetivo de prevenir o comportamento monopolista de empresas de internet. Também lançou uma investigação antimonopólio na Alibaba.

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Fonte: Reuters