Redação E-Commerce Brasil

Chatbot criado por startup facilita atendimento e vendas online durante a crise do Covid-19

Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos

Com o comércio de rua fechado em decorrência da disseminação da Covid-19, para diminuir os prejuízos gerados pela crise, a saída encontrada por empresários têm sido as plataformas de e-commerce. Muitos comerciantes ainda não possuem lojas virtuais e também não conhecem como tecnologias aliadas ao sistema de vendas online podem aumentar as vendas.

Os chatbots estão revolucionando a maneira como as empresas lidam com seus públicos. Os “robôs vendedores” ficam à disposição dos consumidores 24 horas por dia, todos os dias da semana. Segundo Victor Hochgreb de Freitas, CEO da GoBots, o atendimento automatizado já é realidade e pode contribuir ainda mais com quem pretende abrir ou já possui uma loja online. “A eficiência do atendimento com chatbots fez com que grandes varejistas do comércio eletrônico, como a Fast Shop, rede especializada em produtos de tecnologia, adotassem o atendimento virtual como principal interface para comunicação com seus clientes”, afirma.

Os robôs de inteligência artificial permitem um treinamento de um amplo repertório de respostas. Além disso, com a tecnologia é possível tirar dúvidas sobre produtos, indicar itens e oferecer descontos. Por isso, as empresas utilizam o sistema para atender clientes e simplificar os processos de venda. “O investimento cabe no bolso de grandes, médios e pequenos empreendedores. Vale lembrar que os chatbots podem ajudar a aumentar a conversão de vendas online em até 30%”, garante Victor.

Veja 4 vantagens ao usar os “robôs vendedores”:

1. Diminui tempo de espera dos clientes

Com o uso dos chatbots é possível ajudar inúmeras pessoas ao mesmo tempo e enviar milhares de mensagens por dia. Eles podem resolver grande parte das solicitações e direcionar o cliente para um atendente somente em casos especiais. Assim, reduzem o tempo de espera e o risco de deixar os clientes impacientes.

2. Atendimento personalizado

Os chatbots são capazes de processar uma grande quantidade de informações e, por isso, permitem personalizar o atendimento e deixar os clientes mais satisfeitos. Por exemplo: se o cliente deseja um produto com características bem específicas, o software é capaz de realizar uma pesquisa em poucos segundos. “O robô vendedor pode filtrar rapidamente produtos por tamanho, cor, estilo, preço, entre outros”, explica.

3. Melhora a experiência do usuário

Como ajudante em uma loja virtual, um chatbot pode enviar ofertas personalizadas aos usuários, permitir pesquisas específicas de acordo com a categoria do produto, medir a satisfação dos clientes com o site, entre outras possibilidades.

4. Aumento das vendas

Outra vantagem dos chatbots para e-commerce é o aumento de vendas, afinal, com um atendimento instantâneo personalizado e cômodo, muitas pessoas se sentem motivadas a fecharem a compra. Além disso, por meio do chatbot, você também consegue criar estratégias de marketing personalizadas, como conseguir impulsionar a qualificação de leads – potenciais clientes interessados em sua empresa.

Leia também: Datafolha: 75% dos usuários de cartão de crédito parcelam compras.

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