Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Cenário de gestão para e-commerce no Rio: dos problemas às soluções

Terça-feira, 16 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

Segundo dados da Fiesp, 36% das empresas desistiram de empreender por causa de assaltos ao transporte, sendo que, de cada cinco roubos, quatro ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Pensando nesse desafio, a loja virtual Espaço Rubro Negro, optou por trabalhar com transportadoras com serviços especiais como Pedala (entrega por bicicletas realizadas por entregadores que residem no próprio bairro, facilitam a entrada e garantindo o prazo. “Estamos descobrindo transportadoras com serviço mais qualificado que os Correios”, disse André Carvalho, Head de E-commerce da marca durante a Conferência E-Commerce Brasil RIO 2018.

Joaquim Vilela, CTO da Fashion Biju conta que a solução para minimizar o problema logístico foi criar um sistema de transferência de mercadorias entre as lojas físicas em um único dia. “Fast Fashion é varejo barato, mas as perdas são muito altas. Por isso criamos esse sistema de redistribuição do estoque”, disse.

Sobre a Fashion Biju

Tem 15 anos de história, já possui 20 lojas físicas, mais de 40 lojas parceiras e 100 funcionários.

Oportunidades do e-commerce:

  • Ter lojas físicas e online ameniza o custo logístico e de estoque;
  • A sazonalidade regional é resolvida no e-commerce;
  • Existem departamentos que convertem exclusivamente online;
  • O mercado online de moda cresce a cada ano;
  • Muitas lojas pure-players encerraram as operações;

Sobre o Espaço Rubro Negro

Franquia oficial do Flamengo, oferece toda linha de produtos homologados pelo Clube. A rede iniciou sua operação em 2009 e hoje tem 27 lojas físicas, além de um e-commerce. Comercializa um mix de produtos bem variado que vai de confecção de chaveiros, copos, canecas, mochilas, relógios, chinelos, etc.

Desafios:

  • Sazonalidade irregular, além dos períodos de queda já existentes o desafio de manter o equilíbrio das vendas mesmo com o rendimento ruim do time;
  • Equilíbrio de estoque, pedidos do principal fornecedor (Adidas) são realizados com uma antecedência mínima de 3 meses;
  • Entregas hoje no Rio: com problemas como extravio, furto e atrasos, a solução é que as mercadorias sejam retiradas em agência dos Correios devido ao alto índice de violência na cidade e como consequência o aumento na tabela de frete.

Oportunidades:

  • Grandes lançamentos anuais;
  • Dia dos pais, chega a ser semelhante ao “natal” em termos de resultados;
  • Canal exclusivo para sócio torcedor;
  • Surgimento de transportadoras com serviços especiais como Pedala (entrega por bicicletas realizadas por entregadores que residem no próprio bairro, facilitam a entrada e garantindo o prazo.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.