Redação E-Commerce Brasil

Cenário de gestão para e-commerce no Rio: dos problemas às soluções

Terça-feira, 16 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

Segundo dados da Fiesp, 36% das empresas desistiram de empreender por causa de assaltos ao transporte, sendo que, de cada cinco roubos, quatro ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Pensando nesse desafio, a loja virtual Espaço Rubro Negro, optou por trabalhar com transportadoras com serviços especiais como Pedala (entrega por bicicletas realizadas por entregadores que residem no próprio bairro, facilitam a entrada e garantindo o prazo. “Estamos descobrindo transportadoras com serviço mais qualificado que os Correios”, disse André Carvalho, Head de E-commerce da marca durante a Conferência E-Commerce Brasil RIO 2018.

Joaquim Vilela, CTO da Fashion Biju conta que a solução para minimizar o problema logístico foi criar um sistema de transferência de mercadorias entre as lojas físicas em um único dia. “Fast Fashion é varejo barato, mas as perdas são muito altas. Por isso criamos esse sistema de redistribuição do estoque”, disse.

Sobre a Fashion Biju

Tem 15 anos de história, já possui 20 lojas físicas, mais de 40 lojas parceiras e 100 funcionários.

Oportunidades do e-commerce:

  • Ter lojas físicas e online ameniza o custo logístico e de estoque;
  • A sazonalidade regional é resolvida no e-commerce;
  • Existem departamentos que convertem exclusivamente online;
  • O mercado online de moda cresce a cada ano;
  • Muitas lojas pure-players encerraram as operações;

Sobre o Espaço Rubro Negro

Franquia oficial do Flamengo, oferece toda linha de produtos homologados pelo Clube. A rede iniciou sua operação em 2009 e hoje tem 27 lojas físicas, além de um e-commerce. Comercializa um mix de produtos bem variado que vai de confecção de chaveiros, copos, canecas, mochilas, relógios, chinelos, etc.

Desafios:

  • Sazonalidade irregular, além dos períodos de queda já existentes o desafio de manter o equilíbrio das vendas mesmo com o rendimento ruim do time;
  • Equilíbrio de estoque, pedidos do principal fornecedor (Adidas) são realizados com uma antecedência mínima de 3 meses;
  • Entregas hoje no Rio: com problemas como extravio, furto e atrasos, a solução é que as mercadorias sejam retiradas em agência dos Correios devido ao alto índice de violência na cidade e como consequência o aumento na tabela de frete.

Oportunidades:

  • Grandes lançamentos anuais;
  • Dia dos pais, chega a ser semelhante ao “natal” em termos de resultados;
  • Canal exclusivo para sócio torcedor;
  • Surgimento de transportadoras com serviços especiais como Pedala (entrega por bicicletas realizadas por entregadores que residem no próprio bairro, facilitam a entrada e garantindo o prazo.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.