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CDO do Grupo Boticário fala sobre a reestruturação diante da transformação digital

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Renato Pedigoni, CDO do Grupo Boticário e especialista em produtos digitais com mais de 15 anos de experiência em e-commerce e varejo, abriu a sua palestra falando sobre as marcas que compõem o Grupo Boticário e os três pilares para a digitalização ou transformação digital.

Pedigoni citou que os três pilares, que compõem esse ciclo, são: Tecnologia e Cultura Digital, Fortalecimento dos Canais Digitais e Lojas e Franquias Integradas. De acordo com ele, esses passos estão ligados a trabalhar a partir da experiência dos clientes, a operar incrementalmente em ciclos curtos, a ter inovação distribuída em toda companhia e o uso de dados e tecnologia como habilitadores.

“O primeiro passo foi a reestruturação da área da tecnologia. Por muito tempo foi uma área de suporte, mas deixou de ser e agora trabalha em conjunto com as outras áreas em prol dos clientes”, explica o executivo.

O diretor de tecnologia relembrou que a reestruturação alterou a forma como os times são montados. De acordo com ele, há o grupo que atua com as marcas e os produtos, assim como há aqueles que atuam com as revendedoras, os clientes de loja física, os clientes do e-commerce etc. “Os objetivos agora são os mesmos das demais áreas, compartilhamos os mesmos objetivos.”

Durante a apresentação, Renato Pedigoni ressaltou que, em janeiro, o grupo anunciou que todos aqueles que puderem trabalhar de casa permanecerão de forma definitiva. Ele também citou que, durante a pandemia, foi lançado o aplicativo que, antes, na play store possuía uma avaliação de 2,6 e hoje 4,7. Hoje, o aplicativo da marca OBoticário corresponde a mais de 50% das vendas do e-commerce e possui mais de 1,3 milhões de usuários ativos. Segundo o diretor de tecnologia, durante a pandemia, foi o aplicativo mais baixado na Play Store.

“Esse ano, no primeiro semestre, mesmo com as restrições, direcionamos mais de 80 mil pessoas que compraram no site para retirar nos pontos fixos. Os clientes, através do aplicativo ou do site, conseguem os voucher e retiram os seus brindes e descontos”, destacou Pedigoni.

No final de sua apresentação, ao falar sobre os principais aprendizados, o especialista destacou que os conceitos de cultura digital são simples, porém difíceis de serem implementados. De acordo com ele, “Pulse surveys frequentes e feedback da equipe são fatores críticos para gestão de mudanças”.

Por Ana Laet, em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2021.

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