Redação E-Commerce Brasil

Categorização x Tagueamento: qual a diferença?

Terça-feira, 25 de julho de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Sabe aquela lupa que fica no cabeçalho da tela do seu site? Pois bem, ela tem o poder de aumentar consideravelmente a sua conversão. Mas o fato não é simplesmente colocá-la e esperar a conversão chegar. Por trás desse ícone, há muitas formas de categorizar o seu site e taguear de forma inteligente o seu negócio.

 

Mas como qualquer funcionalidade, é necessário levar em conta algumas informações. Esse foi o assunto abordado na sala de Marketplace no primeiro dia do Fórum E-Commerce Brasil All Day. Gustavo Avelar, Co-Founder & CEO daLinx+Neemu+Chaordic.

 

Segundo Gustavo, 40% dos internautas usam categorização na hora de buscar o que procura e completa dizendo que quem usa filtro de categoria converte 10% mais do que quem não usa. O alerta é não confundir a categorização que tem o intuito de agrupar elementos com conceitos mais genéricos, com tagueamento que é usado para caracterizar cada um dos produtos.

 

Os métodos de ML são ferramentas que ajudam a solucionar problemas, mas o ML não é a solução para o seu problema. O sucesso dessa aplicação depende da correta modelagem, da disponibilidade de grandes volumes de informação e da capacidade de processamento da pesquisa.

 

Para aplicar o ML na categorização, é necessário levar em conta métodos simples (Naive Bayes e K-NN) e o processo de Active Learning, que analisa resultados (principalmente onde há erros) e na melhoria no processo de training.

 

Sinval comparou a nossa busca pela organização física, com os recursos que usamos para encontrar nossas buscas online. Segundo ele, no mundo físico a nossa organização é para encontrarmos algum objeto. Já no mundo online, podemos comparar a nossa navegação a uma árvore, onde é permitido encontrar atalhos, onde o produto é uma folha da árvore de categorias que corresponde a um produto físico. Para ele, “toda categorização é arbitrária e limitadora”.

Por Paola Cecchi, Redação E-Commerce Brasil

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER