Logo E-Commerce Brasil

Como impulsionar resultados com um catálogo eficiente no marketplace

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Um bom catálogo é crucial para a venda de produtos em um marketplace. 50% das mercadorias que chegam para as grandes lojas virtuais, entretanto, não estão adequados para garantirem sucesso nas vendas. Especialista no assunto, o gerente de plataforma digital do Carrefour Marketplace, Jorge Monteiro, deu dicas aos sellers no Marketplace Conference 2020 Live Edition, nesta quinta-feira (26).

“Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que não existe estratégia certa ou errada e sim estratégia. Então é importante o seller entender como funciona o catálogo de cada marketplace e procurar se adequar a ele”, explica Monteiro.

O especialista lembra, porém, que é importante que as marketplaces apresente os seus métodos de catálogo aos sellers, justamente para que aconteça uma parceria entre os dois.

Leia também: “Não abandone seu consumidor”: como o fundador do Reclame AQUI vê o e-commerce durante a crise do coronavírus

“No Carrefour, o próprio seller pode acessar o catálogo, fazer a edição e melhorar o anúncio do produto dele. Isso dá mais relevância, maior conversão. É claro que, antes, temos que apresentar quais as métricas e dar dicas para que os produtos já cheguem prontos para o catálogo. 50% dos que chegam são rejeitados, por exemplo e, desses, 35% são por questões de imagem. Então criamos um algorítimo que já faz, quando possível, o tratamento da imagem para o tamanho correto”, esclareceu.

Jorge Monteiro finalizou sua palestra trazendo algumas dicas cruciais para que um produto seja aceito nos catálogos das marketplaces e, mais do que isso, se destaquem dos demais.

“A regra do jogo é muito importante. É preciso uma imagem de qualidade, uma descrição clara, objetiva e didática. Também tem que garantir que tenha uma ficha técnica preenchida com mais informações possíveis. Isso é importante não só para se destacar no marketplace, mas também nas buscas do google”.

Quer acompanhar os conteúdos do Marketplace Live Edition 2020? Fique por dentro das palestras e matérias sobre os impactos do coronavírus no mercado de e-commerce e marketplace em tempo real.