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  Redação E-Commerce Brasil

Catálogo digital de produtos: entenda o que é e como criar um

Segunda-feira, 07 de março de 2022   Tempo de leitura: 7 minutos

Quando falamos de catálogo digital de produtos, muitas dúvidas podem surgir, tais como: “O que é?”, “O que faz?”, “Como funciona?”, “Para que serve?” e “Por que é necessário possuir um?”. Para quem está iniciando no mundo do e-commerce, às vezes não sabe da real importância de se ter um catálogo digital de produtos para auxiliar em toda a estratégia de divulgação da marca nas plataformas digitais.

O que é catálogo digital?

Catálogo digital é uma ferramenta dinâmica que estrutura as informações de seus produtos para o desenvolvimento de estratégias digitais para a sua empresa.

Por meio do catálogo, as informações a respeito do produto poderão ser estruturadas de forma padronizada e centralizada, permitindo que elas circulem por todos os elos da rede comercial: marcas, atacadistas e varejistas.

Com a criação do catálogo digital e com a ajuda das plataformas digitais, a sua empresa poderá proporcionar uma melhor experiência de compras aos clientes.

Aleph Solutions é uma plataforma que poderá ajudá-lo com o primeiro passo para a criação de uma estratégia eficaz de e-commerce. Baixe o e-book “Meu Catálogo” e descubra como começar a transformação digital em sua empresa.

Por que é importante?

Fazer e-commerce se tornou a melhor forma de impulsionar as vendas de produtos para todos os cantos do mundo. Como o universo online não possui limites para o crescimento, as marcas têm um excelente terreno para implantar as suas vendas, mas, antes de criar uma loja online, é necessário começar com o planejamento do ponto mais importante do seu negócio: o catálogo digital.

Ele será a sua vitrine de apresentação para todos os seus futuros clientes, por isso é tão importante na sua estratégia de omnicanalidade. Você já deve ter ouvido aquela frase: “A primeira impressão é a que fica”. Pois bem, imagine que você tem uma loja física e ela é totalmente desorganizada. Com certeza, o seu potencial cliente não terá uma boa impressão de sua loja e, talvez, nem voltará a visitar o seu estabelecimento.

O mesmo acontece com uma loja virtual. Se você não tem um bom catálogo, com as informações corretas sobre o que você está vendendo e boas imagens, com certeza o seu potencial cliente não voltará e procurará uma outra loja que tenha as informações mais organizadas e detalhadas.

Como criar

Agora que já o convencemos sobre a importância de construir um bom catálogo, você deve estar se perguntando como posso criar um bom catálogo, que será atrativo para o seu público, certo? Confira algumas dicas que irão ajudar você nesse processo de construção.

Plano de Criação

O desenvolvimento planejado do catálogo permitirá que você, rapidamente, inicie as vendas online. Marcas com grandes quantidades de produtos podem adicionar novos conteúdos à medida que a criação do catálogo avance. Não perca tempo, comece agora.

Categorizar e classificar

A E-commerce Quality Index apontou que 53,1% dos entrevistados procuram produtos em outros sites ou em outra loja quando não encontram a informação que precisam. Então, torna-se imprescindível organizar os produtos, agrupando-os por categorias, pois isso permitirá construir as informações corretas com base nas características requeridas que o consumidor tem interesse.

Imagem profissional

Em pesquisa realizada pela E-commerce Quality Index (EQI), 31,5% dos consumidores relataram que já compraram um produto pela internet que, na entrega, era diferente das imagens publicadas no site.  Por isso, é extremamente importante produzir fotos de boa qualidade do produto que está sendo vendido.

Vale destacar que as pessoas se lembram apenas de 20% do que leem e de 80% do que veem. Portanto, utilize fotos com fundo branco. Nada de acrescentar, na imagem, informações adicionais do tipo logo, marca d’água, nem borda de textos, ok?!

Propriedades do produto

A criação das características do produto é essencial para o entendimento correto dos potenciais compradores. Vale lembrar que a descrição do produto é extremamente importante, devendo conter as seguintes informações: nome, marca, código, SKU e atributos. Sempre que for possível, matenha-o bem estruturado e atualizado.

A verdade é que não existe receita pronta e que cada empresa tem uma necessidade, por isso, é importante você contar com a orientação de empresas especializadas em Catalogação, como a Aleph Solutions, para ajudá-lo a desenvolver o seu Catálogo Digital e, com isso, começar a otimizar as suas vendas nas plataformas de marketplaces.

Quer uma ajudinha para começar o processo de catalogação da sua empresa? Baixe o e-book “Meu Catálogo” e descubra como otimizar as suas vendas online.

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