Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Consumidores vão procurar promoções, cashback e vantagens na Black Friday

Terça-feira, 19 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Considerada uma das datas mais esperadas do calendário varejista, a Black Friday, que acontece no próximo dia 29, deve movimentar cerca de R$3,07 bilhões somente no comércio eletrônico, de acordo com Ebit|Nielsen. A empresa projeta um crescimento de 18% com relação à edição do ano passado.

Consumidores na Black Friday

Uma pesquisa realizada pelo Méliuz, empresa líder em cashback no Brasil, revela que 79% dos consumidores garantem que vão aproveitar as liquidações da Black Friday.

Fonte: Méliuz

Compras com cashback

Cashback aparece como o segundo fator de atração para os consumidores brasileiros para comprar na Black Friday. Está atrás apenas das promoções pelo menor preço, que atrai a grande maioria das pessoas.

Fonte: Méliuz

Para as lojas omnichannel, o que mais atrai os consumidores são as vantagens especiais.

Fonte: Méliuz

Quem não compra na Black Friday?

18,2% dos consumidores responderam que não vão realizar compras nesta Black Friday. O principal motivo é por não acreditarem que de fato a data ofereça promoções. Além disso, falta de dinheiro e achar que não compensa realizar as compras na data também são motivos de relevância.

Fonte: Méliuz

Mas o que realmente chama atenção são os consumidores que não comprarão por questões que podem ser resolvidas pelas lojas. Entre elas, destaca-se receio com o atendimento, incomodo com filas e com a instabilidade dos sites de e-commerce.

Onde compram?

Dos que pretendem de fato realizar compras durante a Black Friday, 65,5% comprarão em lojas online. 31,1% vão recorrer às lojas físicas, mas existem ainda os que pretendem comprar nos dois tipos de loja: 31,4%.

Além disso, o dispositivo preferido para a compra continua sendo o desktop, mas muito usuários fazem as pesquisas pelo smatphone antes de se decidirem. 43% preferem procurar e comprar pelo computador; 27,2% procuram e compram pelo celular; 21,4% procuram pelo celular e compram pelo desktop; e 8,2% fazem o contrário.

Outro destaque são os meios que os consumidores escolhem para procurar as promoções. O ambiente digital continua sendo o principal para quem deseja aproveitar a data. Muitos vão procurar nos próprios sites onde desejam realizar a compra, ou em buscadores online e até mesmo em comparadores de preço.

Fonte: Méliuz

Para quem vai às compras no ambiente físico, shoppings centers, supermercados e outros estabelecimentos correspondem a 3,5% da procura, enquanto anúncios na televisão influenciam 1,4% dos consumidores.

Quem não quer comprar online?

O número de consumidores que preferem aproveitar as promoções no e-commerce ainda super a procura pela loja física na Black Friday, mas não são todos os consumidores que se sentem à vontade para comprar no ambiente digital. O principal fator é o preço do frete.

Fonte: Méliuz

Quando compram?

A pesquisa aponta ainda que nem todos os consumidores pretendem madrugar para aproveitar as promoções. 45, 2% procuram por elas durante todo o mês de novembro e 19,5% aproveitam a madrugada de quinta para sexta para as principais ofertas.

Fonte: Méliuz

Top 20 mais procurados online

Top 20 mais procurados no varejo físico

 

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.