Logo E-Commerce Brasil

Casas Bahia aposta em tuk tuks elétricos para reduzir emissões nas entregas

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Neste mês, a Via, dona de Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, lançou mais uma iniciativa voltada para a redução de carbono (CO2) no meio ambiente. Já adepta das práticas de logística sustentável, a empresa acaba de incrementar com tuk tuks (ou tuc-tucs) elétricos sua frota de veículos para a entrega de mercadorias leves. Vale ressaltar que, no ano passado, a B2W Digital também passou a adotar a estratégia de entregas com os tuk tuks.

Imagem de um veículo do tipo tuk tuk personalizado da Casas Bahia com um motorista dentro

Iniciativa contribui, ainda, para reduzir o número de caminhões nas ruas – Imagem: Divulgação

O projeto-piloto, inicialmente implantado na zona Sul e no Centro de São Paulo (SP), está alinhado ao plano estratégico da organização. “A Via repensa frequentemente o uso de veículos convencionais movidos à combustão e está passando por um processo de transição do uso de combustível fóssil para energia limpa nas entregas urbanas”, conta Daniel Ribeiro da Silva, diretor de Logística da empresa.

Tuk tuks ajudam os caminhões de entregas

A ideia, segundo ele, implementar a iniciativa gradativamente. Em 2021, veículos elétricos foram colocados em operação para realizar entregas de última milha. Os automóveis, equipados com baterias de até 300 km de autonomia, já percorreram mais de 280 mil km — o que significa uma redução na emissão de CO2 na atmosfera de aproximadamente 135 toneladas.

Leia também: Entregadores de compras de supermercado se reorganizam após bloqueio

Além de fortalecer o compromisso com a agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa), a solução proposta pela Via garante entregas mais rápidas para os consumidores. Isso porque diminui o número de viagens de caminhão, reduzindo os custos e o tempo com o processo de transporte.

“Os tuk tuks são veículos compactos e ideais para transportar cargas leves em centros urbanos. Eles saem direto de nossas lojas entregando uma compra feita no mesmo dia. O modelo que adotamos é capaz de carregar 600 kg em produtos, tornando toda a logística ainda mais eficiente em prazo de entrega e custo de frete”, ressalta o executivo.

Leia também: Índia terá mais usuários de e-commerce que população dos EUA até 2025