Logo E-Commerce Brasil

Cartões ultrapassarão dinheiro como forma de pagamento em 2020, aponta pesquisa

Um levantamento feito pela consultoria em varejo financeiro Boanerges & Cia mostra que o dinheiro em espécie, no Brasil, ainda não está com os dias contados: apesar do crescente uso de carões, o débito e o crédito só devem superar as cédulas impressas em 2020.

O cenário do país se mostra ainda muito distante, por exemplo, da realidade americana, na qual apenas 12% dos pagamentos foram feitos com dinheiro – por aqui, o índice é de 39%. Segundo o estudo, o Brasil só deve alcançar o patamar dos Estados Unidos por volta de 2050.

De acordo com a pesquisa, o uso de dinheiro é mais forte entre as pessoas de baixa renda, que pagam seus débitos em espécie em cerca de 80% das transações. O dado é corroborado quando considerado que, em 2013, mais da metade dos brasileiros recebia seu salário em dinheiro, e não em depósito bancário ou transferência.

 

A consultoria estima ainda que, nas próximas duas décadas, as transações feitas em espécie devem chegar a R$ 1,1 trilhão, o equivalente a 17% do consumo privado.