O dia nacional dos românticos vem se consolidando como uma das principais datas do e-commerce brasileiro ano após ano. Seu propósito está sendo cumprido com sucesso: criado para aquecer o varejo durante o típico marasmo pós Dia das Mães, o Dia dos Namorados foi, mais uma vez, um marco para as vendas das lojas virtuais. Em 2024, mais de um milhão de pedidos foram feitos, um aumento de 34% em comparação ao último ano, aponta o ICVA (Índice Cielo de Varejo Ampliado).
Os dados revelam que a data registrou um crescimento de 15,5% para o e-commerce neste ano, superando o comércio físico. O Dia dos Namorados também é um bom indicador de tendências: os nichos de mercado de maior destaque em 2024 foram: moda, saúde e beleza e acessórios, com 80% dos pedidos feito via dispositivos mobile e 46% pago via PIX, superando as compras feitas por cartão de crédito.
As pequenas e médias empresas do varejo on-line foram responsáveis por 262,5 milhões de reais do lucro, um salto de 35% em relação ao valor registrado no mesmo período de 2023, revelam dados coletados pela Nuvemshop. Os e-commerces que embarcaram nas facilidades proporcionadas pelas automações de marketing colheram bons resultados, com destaque para a receita proporcionada pelo disparo de newsletters dedicadas à data comemorativa.
“Estratégias de comunicação com as newsletters, além de melhorarem o relacionamento com a base de clientes, também trazem excelentes resultados de vendas e engajamento. Observamos que essa estratégia gera pertencimento, confiança e uma ótima experiência do cliente final com a marca”, comenta Bruna Manso, especialista de relacionamento da empresa edrone.
De origem polonesa, a edrone abriu uma filial no Brasil em 2022. De lá para cá, a ferramenta de CRM e automação de marketing faz parte das operações de mais de 300 lojas virtuais no país, com fácil integração com as principais plataformas de e-commerce. Dentre cenários como os de recomendações de produtos, recuperação de carrinhos abandonados e segmentação de clientes, o envio de newsletters personalizadas é uma das automações mais utilizadas pelos clientes.
Alguns exemplos comprovam que a comunicação através de e-mails é uma estratégia que impacta positivamente a receita dos e-commerces. A loja de lingeries Loula registrou um aumento superior aos 139% na receita durante o período que antecede a comemoração. As compras feitas a partir da campanha de newsletters dedicada ao Dia dos Namorados renderam mais de 16 mil reais para a marca, um aumento de 77% no lucro gerado pelos disparos em comparação ao período anterior.
“O Dia dos Namorados é o período mais importante para o nosso nicho de mercado e, sabendo disso, montamos uma estratégia massiva de disparos de newsletter informativas e promocionais, o que se mostrou bastante efetivo. Junto a essa estratégia, jogamos em nosso funil de venda muitos clientes para conversão de carrinho, contando que a automação de carrinho que temos junto a edrone pudesse ajudar a converter um número importante de vendas. O aumento da conversão foi impressionante”, compartilha Victor Esquisato, sócio-fundador da marca.
Quitutes premium como queijos, chocolates e vinhos também fizeram sucesso entre os casais. “O Dia dos Namorados foi a data comemorativa na qual diversas lojas do segmento de alimentos e bebidas obtiveram os melhores resultados de conversão. As newsletters em datas comemorativas são fundamentais para manter a comunicação ativa, além de destacarem benefícios como descontos e cupons, influenciando a decisão de compra e aumentando a possibilidade de cross-selling”, reforça Manso.
Dentro do nicho destacado, a Banca do Ramon conquistou resultados que chamam a atenção: o e-commerce dedicado às comidas e bebidas de mais requinte teve 30% de sua receita impactada pelo envio de newsletters dedicadas aos casais.
“A campanha mostra o impacto positivo das nossas estratégias de e-mail marketing. Esses resultados não apenas confirmam o sucesso das edições temáticas, mas também destacam nosso planejamento de engajar e converter clientes em momentos oportunos e emocionalmente significativos”, comenta Marisa Walsick, analista de marketing digital na Sanders Digital, agência de marketing responsável pela Banca do Ramon.