Logo E-Commerce Brasil

Cartão de débito no e-commerce ganha espaço

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A força do comércio eletrônico brasileiro causou mais uma mudança na área de meios de pagamento. Fazer compras na Internet com cartão de débito fora do ambiente dos facilitadores de pagamentos ou gateways já é possível. O banco HSBC passou a oferecer para os portadores de Visa Electron, a partir deste mês, a possibilidade de realizar compras on-line usando essa modalidade de pagamento.

No Brasil existem atualmente cerca de 83 milhões de brasileiros com acesso à internet e, segundo dados do e-bit, referência no fornecimento de informações sobre o e-commerce, em 2012 tivemos 43 milhões de compradores na internet.

As vendas através da Internet já representam 1% do PIB brasileiro. Desse volume, 73% são vendas feitas com cartão de crédito, segmento consolidado que mantém crescimento ano após ano. O segundo mais popular é o boleto bancário, que representa 18%.

Os cartões de débito nas compras online

O processo é muito parecido com o de compras com cartões de débito em lojas físicas. Ao optar por usar o cartão de débito, o consumidor preenche seus dados e o Verified by Visa, serviço de autenticação digital da Visa, leva o usuário automaticamente ao ambiente de internet do banco, efetuando o processo de identificação já conhecido por ele.

Nesse momento, o comprador será imediatamente reconhecido pelo banco e conseguirá concluir a compra com segurança e conveniência. Vale lembrar que o únicocartão de débito aceito em compras na internet é o Visa Electron.

A novidade deve se extender às outras bandeiras que certamente não irão querer ficar para trás nessa corrida e certamenta estarão apresentando suas soluções em breve. Tecnicamente, não existe muto problema para incorporação de mais essa forma de pagamento online, mesmo no que diz respeito à segurança dos dados, que inclusive, nesse caso, é ainda maior que no caso dos pagementos feitos através de cartões de crédito.

Acreditamos que a integração com as plataformas de e-commerce também será rápida, já que basicamente o procedimento é muito parecido com o realizado nas compras com cartões de crédito.

Para os lojistas essa é uma ótima novidade já que é sabido que a diversidade de formas de pagamento online é um dos fatores que afetam positivamente a taxa de conversão de uma loja virtual.

Por: blogdoecommerce