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A era do cartão de crédito não acabou, mas convive com as novas formas de pagamento

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Sergio Virissimo, Gerente Comercial da Worldpay, falou durante o Big Solutions – Customer Experience sobre a relação das novas tecnologias de pagamento com a experiência do usuário.

Virissimo afirma que mesmo com o advento de novas formas de pagamento cada vez mais modernas, não é possível ainda falar em substituição dos meios antigos, mesmo que os pagamentos instantâneos ganhem preferência dos consumidores.

Sergio Virissimo durante apresentação no Big Solutions/Foto: Alexandre Ieva

“Quando falamos de pagamentos instantâneos não podemos deixar de mencionar o Pix, lançado em novembro pelo Banco Central”, explica o executivo.

O Pix conecta uma conta de origem com uma conta destino sem a necessidade de bandeiras ou adquirentes, o que facilita a transação e elimina os custos para o usuário. De acordo com o Banco Central, o Pix já representava 30% das transações em dezembro de 2020, apenas um mês depois de ser lançado, e quase 80% em janeiro de 2021.

O método de pagamento preferido dos consumidores, no entanto, ainda é o cartão de crédito, segundo uma pesquisa realizada pela Worldpay. As carteiras digitais entram geralmente na conta dos cartões de crédito por estarem atrelada ao número deles como forma de pagamento.

Por que os métodos de pagamento instantâneos não excluirão os métodos tradicionais tão cedo?

Segundo Veríssimo, para responder esta pergunta, é necessário analisar o ecossistema de pagamentos atual.

Para o consumidor

O cartão de crédito oferece agilidade e a chance de pagar e verificar os dados em tempo real para o consumidor. Consegue identificar se a transação foi aprovada (conferir valor no app, mensagem do banco) e dá segurança e facilidade em forma de controle na mão do consumidor.

Além disso, o cartão de crédito oferece milhas, programa de pontos e cashback, que são vantagens que convencem o consumidor que esta é a melhor opção de pagamento.

O limite de crédito já é atrelado ao cartão, o que dá um fôlego maior para o consumidor conseguir pagar suas contas e ter um controle financeiro mais preciso. Por último, mas não menos importante, o cartão de crédito oferece a possibilidade de parcelamento.

No Brasil, o parcelamento garante que uma parte maior da população consuma itens que seriam impossíveis em seu orçamento mensal.

Para o comerciante

Os mesmos benefícios oferecidos para o consumidor pelo cartão de crédito ao consumidor acabam sendo uma vitrine para o lojista, que tem a imagem do seu produto atrelada às vantagens do pagamento.

Além disso, as empresas de cartão de crédito já têm desenhados os mecanismos de devolução de dinheiro e fluxos de chargeback, dando ao comerciante todas as informações e garantias necessárias em caso de fraude.

Há intermediadores, como o dono da maquininha (adquirente, bandeira, emissor), que desenvolvem continuamente tecnologias para atender as necessidades de lojistas e consumidores. Por mais que isso tenha um custo, são medidas que atraem na hora de vender.

3DS

O 3DS é um protocolo de autenticação que garante a segurança da transação.

Ele vai de encontro à nova era dos pagamentos instantâneos, pois permite a autenticação por reconhecimento facial, impressão digital ou leitura de íris. Além disso, permite que o usuário escolha qual é a melhor maneira de verificação. Por exemplo: se quer adotar os mecanismos sem contato, pagar pelo celular ou relógio inteligente, ou até mesmo usar a senha.

A autenticação é rápida e diminui a taxa de risco, o que melhora a taxa de conversão.

Confira os slides disponibilizados pelo palestrante:

 

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Por Júlia Rondinelli,  da redação do E-Commerce Brasil