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Carrefour abre lojas tecnológicas sem atendentes em SP

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Entra, paga e sai: essa é a intenção do Carrefour ao implementar suas primeiras lojas autônomas no Brasil. A empresa anunciou na semana passada o lançamento em São Paulo de suas duas primeiras unidades de lojas que não contam com humanos nos caixas e no atendimento — um modelo claramente inspirado no Amazon Go.

A ideia é que isso ajude impulsionar o modelo “mercado de proximidade”, nome atual para os “mercadinhos de bairro”.

As lojas não possuem funcionários para auxiliar a compra nem caixas automáticos — aqueles em que o próprio cliente faz a operação das compras e pagamento. A proposta é fazer com que o tempo de permanência na loja seja apenas o necessário para escolher os produtos.

Por meio do aplicativo Meu Carrefour, o cliente terá acesso à ferramenta Scan&Go, que libera o código da loja para que o cliente possa entrar no estabelecimento. Depois, com o próprio app, o cliente pode selecionar seus produtos e pagar como se estivesse em um e-commerce. A aprovação do pagamento gera outro código que permite que o cliente saia da loja.

Porém, os pontos devem ser estratégicos durante a operação do modelo pelo Carrefour. As duas lojas que existem hoje ficam em um condomínio fechado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e no bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo, no centro empresarial Cow. As duas funcionam com restrições desde meados de dezembro, mas só agora foram publicamente apresentadas.

O modelo também não está sendo pensado ainda para mercados maiores. O objetivo é alcançar lojas de 15m² a 45 m², que possam oferecer a estrutura de tecnologia requerida pela categoria.

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Fonte: Broadcast Estadão, com informações são do jornal O Estado de S. Paulo