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Canais digitais podem ser a chave das campanhas de marketing

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Constantemente os profissionais de marketing procuram compreender como os canais digitais podem trabalhar juntos para construir a jornada do consumidor. Contudo, quando falamos de duas grandes ferramentas para o marketing digital – e-mail e publicidade – raramente conseguimos vê-los trabalhando em conjunto. Pois segmentação, mensagens e mensuração, não costumam ser gerenciadas simultaneamente em campanhas de e-mail e publicidade. 

Pensando nisso, a Salesforce Marketing Cloud e o Facebook elaboraram um estudo sobre o uso coordenado de e-mails e anúncios do Facebook; o “Coordinating Channels: Email + Facebook Advertising Power The Customer Journey”, em português: Coordenando os Canais: Email + Publicidade no Facebook Fortalecem a Jornada do Cliente, que apontou que os consumidores que receberam e-mail e visualizaram e, após isso, receberam anúncios relacionados no Facebook, estavam 22% mais propensos a comprar do que aqueles expostos apenas ao e-mail.

A pesquisa foi realizada com base na campanha de uma empresa de e-commerce que, por duas semanas, atingiu mais de 560 mil assinantes com campanhas de marketing coordenadas entre o envio de e-mails e os anúncios do Facebook. A pesquisa analisou dados de assinantes de e-mail, dados de engajamento, visualização de anúncios e dados de transações para identificar os três segmentos de exposição:

  • Somente abertura de e-mail: 18% dos consumidores atingidos abriram pelo menos um e-mail, mas não viram o anúncio no Facebook;
  • Visualização do anúncio: 27% das pessoas atingidas foram expostas somente à visualização do anúncio;
  • E-mail + Facebook: 16% do público-alvo abriu o e-mail e foi exposto ao anúncio no Facebook;
  • 38% não abriu o e-mail e nem foi exposto ao anúncio.

Coordenando as campanhas através de e-mail e Facebook a empresa conseguiu aumentar o alcance de suas ações de marketing em até 77%, e no caso do grupo de consumidores que abriu os e-mails da marca e também viu os anúncios, o resultado foi interessante:

  • O segmento combinado ficou 22% mais propenso a comprar do que o grupo que abriu o e-mail, mas não viu os anúncios;
  • Dentro desse conjunto, 8% ficou mais propenso a abrir futuros e-mails do que aqueles que abriram a mensagem, mas não foram expostos aos anúncios. 

“A combinação dos dados de CRM e a segmentação do Facebook possibilitam a criação de campanhas de marketing mais eficazes. Esperamos ter ótimos resultados à medida que os profissionais de marketing coordenarem a audiência do Facebook com o envio de e-mails personalizados.”, afirma Blake Chandlee, VP de Parcerias do Facebook.

Fonte: Assessoria