Logo E-Commerce Brasil

Camara-e.net entrará com pedido para manifestar-se no STF sobre o ICMS

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) apresentará ao ministro Dias Tofolli, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedido para atuar como “amicus curiae” no processo sobre as novas regras do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Sendo amicus curiae, a entidade pode agir como uma espécie de interventor no processo, apresentando diretamente argumentos que convençam o STF a julgar a ilegalidade do Convênio do Confaz. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (18) em reunião de associados da entidade.

Na última terça-feira, o ministro acolheu o argumento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e concedeu liminar desobrigando as micro e pequenas empresas do Simples Nacional a recolher o ICMS pelas novas regras de partilha entre Estados de origem e destino.

As novas regras aumentaram a burocracia das empresas para o pagamento do imposto e elevaram em até 74% a carga tributária das PMEs. Uma sondagem feita com pequenos e médios empresários do comércio eletrônico revelou que quase um terço dos participantes tinha suspendido as vendas interestaduais depois que as regras entraram em vigor, em 1º de janeiro.