Logo E-Commerce Brasil

Camara-e.net cria comitê para pagamento na internet

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) criou um importante comitê temático, chamado Comitê de Meios de Pagamento na Internet. Ele é formado pelas empresas líderes de todos os segmentos que compõem o ecossistema do comércio eletrônico: Mastercard (Bandeiras de Cartão), Cielo (ex-Visanet) e Redecard (Adquirentes), Braspag e Cobre Bem (Gateways), e Buscapé Pagamento Digital, MercadoPago (Mercado Livre), MoIP, PayPal e UOL PagSeguro (Intermediários).

O objetivo da iniciativa é educar e fomentar o comércio eletrônico no Brasil, cujo crescimento pode esconder a complexidade e o nível de dificuldade desse canal de vendas. A evolução do setor, desde sua origem, no final da década passada, recompensou grandes grupos de varejo, hoje dominantes na categoria. Mas também houve muitas perdas no processo, com o elevado turnover de operações iniciantes, a maior parte delas de pequeno e médio porte. Além disso, mesmo grupos tradicionais no varejo fracassaram no canal, como a C&A no início desta década, ou mais recentemente as lojas Pernambucanas.

No momento, o setor vem apresentando uma saudável desconcentração, com o sucesso de várias operações de nicho, diminuindo um pouco a representatividade dos 10 maiores e-varejistas, que já chegaram a ter em conjunto, 90% do faturamento do mercado.

No e-commerce, são vários os fatores que decidem o sucesso e o fracasso de uma empresa. Entre eles estão alguns genéricos da cultura tradicional do varejo físico, outros muito específicos como o marketing, geração de tráfico online, logística e gestão de entregas e, sobretudo, Meios de Pagamento na Internet. Essas variáveis específicas merecem atenção especial, mesmo para um varejista tradicional, pois sua correta administração definirá a sobrevivência da loja, ou mesmo o nível de sucesso a ser alcançado na linha do tempo.

Nesse sentido, o Comitê de Meios de Pagamento na Internet chega em um momento oportuno, e poderá tratar de muitas demandas e oportunidades, preservando-se a eventual competição entre os seus participantes.

Com informações de Economia Digital