Projeto mantido por:

  Redação E-Commerce Brasil

Cadeias de suprimentos: financiamento no e-commerce cresce

Quarta-feira, 22 de junho de 2022   Tempo de leitura: 10 minutos

Se os últimos anos ensinaram alguma coisa às empresas, foi a importância de construir cadeias de suprimentos inteligentes e resilientes que possam resistir a interrupções sem precedentes no mercado global. Isso levou rapidamente a um foco renovado na melhoria da integridade e eficiência das cadeias de suprimentos globais.

Instituições financeiras em todo o mundo estão agora desenvolvendo suas próprias soluções inovadoras baseadas em tecnologia que reduzem os custos de financiamento enquanto melhoram a eficiência das vendas entre compradores e vendedores. Juntas, essas instituições estão construindo rapidamente uma indústria robusta conhecida como finanças da cadeia de suprimentos.

De acordo com o SpendEdge Sourcing and Procurement Reports , o mercado de SCF deverá aumentar em 82,76 bilhões ano a ano, com o CAGR acelerando em 17,21%.

As soluções SCF funcionam como um tipo de adiantamento em dinheiro. O sistema permite que as instituições financeiras paguem mais rapidamente aos vendedores, apostando na classificação de crédito ou outro título de seus compradores. Isso oferece muitas vantagens para vendedores e empresas menores, ao mesmo tempo em que aumenta os prazos de pagamento para os compradores.

As soluções SCF estão comprometidas em melhorar a automação, liberar liquidez para compradores e vendedores e aumentar a transparência na cadeia de suprimentos. Essas soluções podem ajudar as empresas a atingir metas importantes para sua base de clientes, como iniciativas verdes e comunicação aprimorada.

Cadeia de suprimentos e as mudanças

Gerenciar o varejo no mercado de comércio eletrônico é um ato de equilíbrio constante entre ter muito ou pouco estoque. Um corre o risco de incorrer em despesas desnecessárias e estoque lento, enquanto o outro pode decepcionar os clientes e corroer a fidelidade do cliente. A realidade é que a maioria das empresas se verá alternando entre os dois para acomodar demandas que mudam rapidamente.

“O mundo e a economia dos EUA estão enfrentando uma crise na cadeia de suprimentos. As interrupções são inevitáveis. Os empresários não podem controlar todos os parâmetros desconhecidos, mas podem estar mais bem preparados. O financiamento da cadeia de abastecimento desempenha um papel crucial nestas preparações. O uso da tecnologia pode ajudar a estimar melhor os riscos, reduzir interrupções e aumentar a resiliência da cadeia de suprimentos é uma necessidade em um mundo em rápida mudança”, disse David Paluy, CTO da Quartix, uma startup de software SCF.

Além disso, os últimos anos viram um aumento no omnichannel, mudando fundamentalmente a dinâmica assumida de como os clientes se envolvem com uma marca e fazem compras. Marcas antigas agora estão usando seus recursos para alcançar clientes diretamente, enquanto empresas menores e startups estão formando parcerias multicanal com grandes varejistas.

A conclusão é que nossas soluções atuais de cadeia de suprimentos estão desatualizadas. Durante os últimos três anos da pandemia , isso se tornou altamente visível na forma de atrasos na fabricação, escassez de transporte e backups nos portos de entrega.

Com as soluções SCF, os compradores estão mais bem equipados para assumir o fornecimento sem o ônus imediato do pagamento, proporcionando-lhes certa flexibilidade para se ajustar a um mercado em mudança. Os vendedores são protegidos das suposições de um comprador, garantindo um pagamento rápido de um intermediário terceirizado. Isso permite que vendedores e fabricantes continuem suas operações com mais facilidade, proporcionando uma zona de amortecimento financeiro ao comprador. Ele cria uma dinâmica ganha-ganha que ajuda a reduzir certas interrupções devido à dependência do mercado ou à falta de liquidez.

No mercado atual, os clientes estão mais dispostos a compartilhar dados valiosos se isso significar receber melhores serviços e experiências. Isso ajuda as empresas a se concentrarem na personalização que pode ajudar a construir um relacionamento duradouro com seus clientes. As soluções SCF podem ser integradas aos dados do cliente para melhorar ainda mais a entrega de ponta a ponta, aumentar a transparência e envolver os clientes apelando para seus valores.

Vantagem

A vantagem exclusiva do SCF é que empresas de todos os portes podem participar de seus benefícios. Empresas menores, ou microempresas, que não possuem grandes ativos ou ainda não possuem crédito estabelecido, podem rastrear dados históricos em suas plataformas de comércio eletrônico para determinar a demanda real do mercado por um produto enquanto rastreiam tendências. Esses dados podem ser usados ​​como garantia por empresas financeiras apoiadas por plataforma para justificar a concessão de um empréstimo a um comprador.

A acessibilidade das soluções SCF para empresas de diferentes portes ajuda a incentivar a adoção e aumenta a concorrência de mercado entre os financiadores. Isso ajuda a estabilizar a indústria e coloca compradores e vendedores em todo o mundo na mesma página.

Desafios

As soluções SCF são projetadas para dar suporte a toda a cadeia de suprimentos. Eles aceleram os pagamentos e liberam capital por meio de inovações ágeis que conectam compradores e vendedores globalmente. Isso cria um processo colaborativo exclusivo que o diferencia do financiamento de faturas.

  • Ele permite que os compradores construam uma cadeia de suprimentos mais sustentável e diversificada, estabelecendo facilmente relacionamentos confiáveis ​​com os vendedores.
  • Ele permite que compradores e vendedores tenham acesso a liquidez e capital de giro para garantir operações mais tranquilas, minimizar interrupções e aumentar a agilidade do mercado.
  • As soluções SCF podem ajudar as empresas a gerenciar toda a cadeia de suprimentos de ponta a ponta, localizando o processo em uma plataforma central. A concorrência de mercado das instituições financeiras garantirá interfaces de usuário fáceis de gerenciar e altamente escaláveis.
  • Ele pode permitir uma integração mais rápida do fornecedor, melhorar a eficiência e ajudar as empresas a diversificar seus fornecedores para garantir que o estoque não seque.
  • O uso de instituições financeiras confiáveis ​​também fornece um certo nível de segurança para a cadeia de suprimentos. Os principais financiadores podem fornecer soluções de pagamento de última geração que suportam uma ampla variedade de moedas em muitos países.

Perspectivas

O SCF veio para ficar. Os benefícios que ele oferece ajudam a atender às necessidades dos desafios modernos de oferta e demanda. À medida que essas soluções se tornam mais comuns, um desafio importante será desenvolver soluções de regulamentação global que protejam a integridade de todas as partes.

Leia também: EUA: para driblar inflação, varejistas buscam soluções eficientes para cadeia de suprimentos

Fonte: Forbes

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER