Logo E-Commerce Brasil

Cade aprova compra do Grupo Zap pela OLX Brasil

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a compra do Grupo Zap, que atua como portal imobiliário virtual, pela OLX Brasil. Ao examinar o possível impacto do negócio na competitividade, a superintendência identificou que não existem barreiras legais ou regulatórias que impeçam ou possam retardar a entrada de novos agentes no mercado de classificados online.

“Além disso, a tecnologia e a mão-de-obra necessárias para que um entrante opere nesse mercado estão disponíveis”, destacou em nota. Assim, o negócio não deverá prejudicar a competitividade no segmento. Por fim, o Cade concluiu que as plataformas de classificados online imóveis da companhia compradora têm a possibilidade de restringir o acesso de softwares de terceiros.

Negócio fechado

“Todavia, ao fazê-lo as plataformas tenderiam a perder os clientes que utilizam softwares de terceiros para melhor gerir os seus leads”, apontou o órgão. “Dessa forma, embora as requerentes tenham capacidade de discriminar os softwares imobiliários de terceiros no interior de suas plataformas não há racionalidade econômica para a implementação dessa conduta”, completou.

Com o despacho, a operação foi aprovada pelo Cade sem a necessidade de julgamento no tribunal do órgão antitruste.

Leia também: Bradesco e OLX firmam parceria para financiamento de imóveis pela internet

As informações são do Valor Econômico