Logo E-Commerce Brasil

Buscas devem liderar investimentos em tecnologia do varejo no curto prazo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Quase metade das empresas de varejo dos Estados Unidos afirmam que o Search Engine Optimization (SEO), Search Engine Marketing (SEM) e sistema de busca da plataforma, devem conduzir seus investimentos em tecnologia ao longo dos próximos três meses, segundo um relatório divulgado pelo eTail, em outubro de 2012 (clique aqui para ler). O resultado torna a “busca” o principal foco dos varejistas no curto prazo, à frente de iniciativas de social media, multicanal, e-mail e mobile, onde um terço disse que está planejando ou avaliando investimentos nestas áreas.

Enquanto que as prioridades dos comerciantes no curto prazo são estas, as tecnologias voltadas para o processamento de pagamento e de fraude, privacidade, segurança e logística estão sendo relativamente ignoradas, com apenas um em cada dez entrevistados planejando priorizar essas áreas nos próximos três meses.

Vídeos serão o foco dentro de seis meses, sistemas de CRM em doze

O estudo também mostra que, embora apenas 13% dos varejistas priorizem vídeos em seus investimentos de curto prazo, esta proporção aumenta para 29% quando levado em conta um período de 6 meses. Ainda assim, neste mesmo período, SEO, SEM e ferramenta de busca também serão priorizados, com 29% revelando investir mais nessas tecnologias.

Quando indagados sobre suas prioridades para os próximos 12 meses, sistemas de CRM, segmentação e fidelização de clientes crescem em importância, sendo mencionados por 30% dos voluntários, superior aos que citaram vídeos, mídias sociais e personalização da loja virtual (27% cada). SEO, SEM e mecanismos de pesquisa serão foco para apenas 11% dos inquiridos, uma vez que estes investimentos serão realizados em períodos anteriores.