Redação E-Commerce Brasil

Em apenas um ano, plataforma da BB Seguros com marketplace focado em agronegócios registra mais de 200 mil acessos

Terça-feira, 27 de julho de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

Um projeto de e-commerce ou marketplace pode constituir uma grande ideia em termos de negócio, mas só apresentará resultados efetivos se for traduzido em uma plataforma eficiente em termos de operação. Trata-se de um processo que envolve muitas etapas e reavaliações alimentadas pelo próprio funcionamento do sistema – tudo isso embasado pelas melhores práticas de inteligência de dados.

A evolução da plataforma Broto, criada há um ano pela BB Seguros, em parceria com o Banco do Brasil, exemplifica bem a necessidade de analisar e desenvolver um ecossistema a partir de uma avaliação cuidadosa das informações que os usuários fornecem. São eles que, no fim das contas, indicam os melhores caminhos a seguir para atingir a excelência operacional e os melhores retornos para o investimento.

O Broto surgiu em 2020 como um hub de soluções voltadas para o agronegócio. Desde então, contínuos ajustes baseados na busca pela otimização da jornada do usuário potencializaram os números verificados no funcionamento da plataforma. Até hoje, já foram mais de 200 mil acessos, com o recebimento de mais de 3.000 orçamentos, dos quais cerca de 12% foram efetivados em negócios. Considerando os números registrados nos eventos virtuais do Banco do Brasil realizados na plataforma Broto, os negócios concretizados já ultrapassam a casa dos R$ 700 milhões.

O grande desafio em um projeto disruptivo como esse é o de engajamento do usuário. Baseada nesse propósito e objetivo é que trabalha a Webjump, empresa de tecnologia focada em transformação digital e a única Adobe Commerce & Adobe Gold Partner brasileira com selo Specialized Commerce na América Latina.

A empresa foi contratada para desenvolver o projeto do Broto e, ao longo de sua operacionalização, definir e implementar estratégias que tornem cada vez mais rápida e eficiente a navegação pela plataforma, usando a tecnologia Adobe Commerce (antes conhecida como Magento Enterprise). O projeto sempre considera ainda o perfil do público-alvo e a constante evolução do sistema, sem desconsiderar as dificuldades do cenário atual.

Foi nesse contexto que o Banco do Brasil contou com a robustez tecnológica do Broto para hospedar a 1ª Feira Virtual Agro BB, em outubro de 2020, e o Circuito Virtual Agro BB 2021, que hoje está na terceira de suas cinco etapas. Até aqui, somados, os eventos resultaram em cerca de 4 mil cadastros na plataforma, 42% do total. Dessa forma, passaram a ser um meio estratégico de captação de interessados no portal, além de sensibilizar os produtores rurais, que têm se mostrado cada vez mais adeptos ao uso de novas tecnologias e têm visto de perto a transformação digital acontecer no campo.

O propósito do Broto é ser um ecossistema em que o agricultor pode encontrar tudo o que necessita para fortalecer o seu negócio e o gerenciamento de riscos de sua operação – como por exemplo o seguro para patrimônio rural da BB Seguros, que pode também ser contratado diretamente na plataforma. Uma das linhas de atuação da plataforma é a vitrine de produtos e serviços oferecidos em parceria com 60 grandes players do agronegócio do país e 200 revendas ligadas a grandes marcas.

Além disso, o Broto também traz conteúdos relevantes e conversas com as principais lideranças do setor, por meio de diversos canais como o blog, além de podcasts e lives com especialistas. Dessa forma, também ajuda a suprir as lacunas existentes de informações de qualidade sobre agronegócio, além de promover o uso consciente de recursos naturais e apoiar a tomada de decisão do produtor rural. O Broto também vem embarcando parceiros dos ramos de armazenagem, irrigação, energia, insumos, agricultura de precisão, entre outros, para oferecer soluções em todas as etapas da cadeia produtiva.

Aprimoramento contínuo das tecnologias e funcionalidades

Em comparação entre os primeiros seis meses de operação do Broto com os dados do último semestre, houve um aumento de 251% do número de acessos, um dado que evidencia o crescimento da plataforma.

Para ser um hub de sucesso, funcionalidade é primordial – e algo que passa diretamente pela expertise dos analistas e desenvolvedores da Webjump. Afinal, a navegação do usuário pelo Broto envolve uma série de etapas. Todo o processo de orçamentos dos produtos e serviços ofertados é feito diretamente na plataforma. O produtor pede um orçamento e, automaticamente, a revenda responsável pelo atendimento é acionada, levanta as necessidades do comprador e envia a proposta. Tudo isso acontece dentro do hub, conferindo simplicidade, agilidade e segurança ao processo.

O direcionamento de tráfego na plataforma é aprimorado continuamente por meio do trabalho executado pelo time de tecnologia e web analytics da Webjump, que avalia regularmente os dados levantados e ajusta constantemente o funcionamento do portal. Dessa maneira, o Broto passa a ser o principal marketplace e grande referência no setor de agronegócios ao ajudar o produtor a aumentar sua produtividade.

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