Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

72% dos brasileiros gostam de fazer compras utilizando smartphone, revela pesquisa

Terça-feira, 12 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Para 68,1% dos brasileiros, a lealdade a uma marca depende principalmente do fator custo-benefício, mas também está intimamente ligada com o bom atendimento ao cliente (56,2%), variedade de produtos (46,1%) e entrega rápida (37,3%). É o que revela o relatório Why We Buy (Porque Compramos), da Criteo S.A.

Dos entrevistados, 72,7% afirmam gostar de fazer compras utilizando o smartphone, enquanto 18,1% dizem não gostar. Apenas 9,3% não usam o aparelho para fazer compras. Isso mostra a importância do canal mobile para os consumidores brasileiros.

O estudo, que procura entender os motivos que determinam a fidelidade dos consumidores, revela ainda que 56% dos compradores têm suas lojas preferidas, mas estão dispostos a considerar novas opções.

Principais razões para trocar de marca

Entre as principais razões que levam a uma troca de marca estão: queda de qualidade e preços altos (61,2%), mau atendimento (47%) e a descoberta de alternativas melhores (46%). Além disso, quase 30% dos entrevistados afirmam já terem desistido de empresas que não possuem valores alinhados às suas crenças pessoais.

A pesquisa também revela que Facebook (68%), Websites (63,8%) e Youtube (63,7%) são os principais canais utilizados por quem procura novidades. Já os menos utilizados nesses casos são Pinterest (19,5%), blogs (17,8%) e Snapchat (6,6%).

No estudo, foram entrevistadas mais de mil pessoas, entre 18 e 76 anos, durante o mês de agosto de 2019. Veja mais detalhes da pesquisa abaixo:

O que desperta a curiosidade por novas marcas?

Quando o assunto é a primeira compra, o “boca a boca” tem papel fundamental. O relatório revela que 50% dos consumidores fazem suas escolhas por recomendação de amigos. O segundo motivo que impulsiona a aquisição são os descontos oferecidos (49,3%). Já 46% experimentam novas marcas porque gostam de novidades.

O que faz os consumidores voltarem?

Economia é importante para os brasileiros. Após a experiência inicial, os clientes são mais propensos a retornar quando há a oferta de descontos personalizados e relevantes (63,3%).

Nessa etapa, o posicionamento de marca tem peso: 57,5% dos respondentes afirmam que compram de novo quando os valores da empresa estão alinhados aos seus. Além disso, 57,4% voltam quando o site tem fácil navegação.

Em quais categorias os consumidores são mais fiéis?

O estudo revela que, de forma geral, 83% dos consumidores estão propensos a conhecer novas marcas. Entretanto, ao segmentar por categoria de produtos, a propensão é mais forte no segmento de Mercearia (91,8%).

Em seguida vem Vestuário (90%) e Eletrônicos (86,4%). Os clientes mais fiéis, com pouca ou nenhuma propensão de comprar itens de outras marcas, estão nas categorias Jóias & Luxo (39,9%), Fitness & Material Esportivo (28%) e Casa & Jardim (25,9%).

Como os anúncios online contribuem para a fidelização?

Experiências com anúncios online são consideradas positivas pelos consumidores quando ajudam na descoberta de novos produtos (70%), quando trazem descontos que eles querem ou precisam (52%) e quando funcionam como lembretes dos itens pelos quais se interessaram (49,6%).

Por outro lado, o resultado pode ser desfavorável se o anúncio impedir o carregamento correto do site (48,5%), tornar a navegação mais lenta (43,3%) e mostrar mercadorias nas quais o cliente não tem interesse. Muitos anúncios na página também tornam a experiência negativa (40,8%).

Leia também: WhatsApp: novo recurso de catálogo para e-commerce disponível no Brasil

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.