Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Brasileiros estão entre os que mais usam sites para fazer compras no mundo, diz Wirecard

Sexta-feira, 29 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Mais da metade dos consumidores brasileiros utiliza sites para fazer compras e pesquisam online antes de adquirir produtos em lojas físicas. É o que aponta a pesquisa global da hábitos de consumo da Wirecard, a “Wirecard Global Consumer Survey 2019”. Realizada em parceria com a Vanson Bourne, entrevistou 4.500 pessoas nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Singapura, Hong Kong e Austrália, entre outubro e novembro deste ano.

Dados no Brasil

O Brasil se destaca nas transações online, especialmente no desktop, onde 51% dos entrevistados disseram ter comprado nos últimos 12 meses. A efeito de comparação, nos Estados Unidos esse índice é de apenas 28%, contra 31% da Austrália.

Outro hábito interessante de consumo identificado no Brasil é o de pesquisar produtos online antes de comprar nas lojas físicas. De acordo com a pesquisa, 68% dos brasileiros realizam esse procedimento em praticamente todas as aquisições que fazem. Na Alemanha, apenas 21% dos entrevistados adotam a prática.

“O brasileiro é conhecido por ser um consumidor mais econômico, que sempre busca as opções mais em conta. Pesquisar pelos melhores preços na Internet antes de ir à loja física comprar é uma opção que ajuda nessa procura. Comprar online muitas vezes se torna mais vantajoso, afinal o e-commerce pode oferecer descontos que muitas vezes as lojas físicas não podem devido aos gastos”, aponta Marcelo D’Alfonso, COO da Wirecard Brasil.

Influência dos produtos

A pesquisa também mostra como o tipo de produto influencia no canal utilizado para a transação. Enquanto itens de supermercado tiveram 77% das vendas realizadas em lojas físicas, 57% de serviços e produtos de lazer e turismo foram negociados pela Internet. O método “click and collect” — o cliente compra online e retira em loja — teve maior predominância nos eletrônicos (16%).

A Wirecard analisou ainda a maneira como as compras online são realizadas. A situação mais comum na qual as pessoas compram é enquanto relaxam (74%). Quase metade (48%) dos entrevistados compra enquanto assiste à TV, e 37% na cama. Um em cada quatro consumidores adquirem produtos no horário de trabalho.

“Comprar online já é parte do dia a dia das pessoas. Um momento de lazer e descanso em casa, por exemplo, é bem propício para pesquisar com calma as melhores opções de produtos na Internet”, avalia D’Alfonso.

Jovens utilizam mais o banheiro para comprar

Os millenials são conhecidos pela capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e por quase nunca estarem desconectados. Por isso, eles são também os que fazem compras nos momentos mais inusitados.

Comprar online enquanto usa o banheiro é algo natural para 26% dos entrevistados entre 18 e 29 anos. Para pessoas entre 45 e 60 anos, por exemplo, apenas 9% disseram adotar a prática. Os mais jovens também são aqueles que mais compram quando já estão na cama prestes a dormir (61%). Entre as pessoas com 60 anos ou mais, esse índice é de apenas 13%.

Homens são mais “desconfiados”

A pesquisa também traz recortes de hábitos de consumo por gênero e constata que os homens são menos propensos a dividir seus dados pessoais em troca de promoções. Cerca de 20% dos entrevistados disseram que não compartilhariam suas informações por descontos de jeito nenhum, tanto em lojas físicas quanto em e-commerce. Entre as mulheres, apenas 13% não entregariam seus dados em lojas físicas, e 15% não o fariam na Internet.

Sobre a pesquisa

Encomendada pela Wirecard global, em parceria com a Vanson Bourne, a pesquisa entrevistou 4.500 pessoas nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Singapura, Hong Kong e Austrália, entre outubro e novembro deste ano. Os consumidores foram divididos de maneira igualitária por gênero e idade, cobrindo todas as faixas de renda familiar.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.