Logo E-Commerce Brasil

86% dos brasileiros acreditam que maioria das compras será online no futuro

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Apesar de quase metade dos brasileiros (41%) estarem preocupados com a inflação e sentem ansiedade sobre pensar no futuro, 73% estão animadas para ver como será o futuro, especialmente à medida que a tecnologia evolui. Os dados fazem parte de uma pesquisa da iStock, plataforma de e-commerce que oferece imagens e vídeos para PMEs e startups.

De acordo com o VisualGPS, programa de pesquisa criativa da iStock, as pessoas estão particularmente empolgadas em ver como a tecnologia continua a evoluir para moldar nosso futuro e estão animadas para ver e experimentar as novas possibilidades que a ela trará para suas vidas diárias. Esse sentimento aumentou nos últimos três meses entre os entrevistados brasileiros e é maior já registrado entre os que já se dizem entusiasmados com o futuro. Além disso, a maioria (83%) disse que se sente fortalecida – e não sobrecarregada – pela tecnologia disponível.

Imagem: iStock

Rebecca Swift, Global Head of Creative Insights da iStock, destacou que essa mudança tecnológica foi impulsionada pela pandemia, quando todos fomos forçados a repensar nossos hábitos, mudando a forma de visualizar o conceito de conveniência. “Quando a quarentena nos obrigou a ficar em casa, foi fundamental para muitas lojas expandir seu alcance online, principalmente as pequenas e médias empresas. A partir de nossa pesquisa e análise do VisualGPS, descobrimos que mais da metade dos proprietários de empresas se sentiram fortalecidos pela tecnologia, e uma grande parte dos consumidores está saudando essas inovações”, acrescentou.

Em todo o mundo, os sistemas de pagamento sem contato tiveram um aumento que mudou os hábitos dos consumidores, o levantamento revelou que a maioria das pessoas (86%) acredita que a maioria das compras será feita online e cerca de 76% até acha que a sociedade acabará ficando sem dinheiro.

Os dados revelam que 8 em cada 10 millennials costumam usar pagamentos sem contato, o que indica que é hora de a visualização de pagamentos online também evoluir.

Embora não esteja claro o que o futuro do metaverso reserva, ele capturou a imaginação de consumidores e marcas. O levantamento mostra que pelo menos 7 em cada 10 consumidores brasileiros ainda estão interessados no metaverso; se eles sabem ou não o que é.