Logo E-Commerce Brasil

Brasileiro compra em menos parcelas no e-commerce

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Em meio à crise, o consumidor tem preferido pagar as compras à vista – pelo menos no comércio eletrônico. O número de compras com pagamento no ato chegou a 58,56% do total de pedidos do e-commerce no primeiro trimestre de 2016, contra 43,80% um ano antes.

Os dados são da MundiPagg, que processa transações on-line, e considera apenas as aquisições feitas com cartão de crédito. As compras de duas a seis parcelas saíram de 42,4% para 33,1% do total, enquanto aquelas de sete a doze vezes despencaram de 13,8% para 8,3%.

O movimento reflete tanto os juros mais altos, quanto uma concentração em compras com menor tíquete médio: o valor médio por compra à vista foi de 87 reais no período. Na faixa de duas a seis parcelas, foi de 304 reais, e de sete a doze vezes, de 703 de reais.