Do total de aparelhos vendidos até março no Brasil, 5,4 milhões são smartphones.
O mercado brasileiro comercializou 14,1 milhões de celulares no primeiro trimestre de 2013, o que significa um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2012, segundo estudo divulgado pela IDC. Esse número representa um aumento de 15% sobre o mesmo período do ano passado, segundo a IDC.
8,7 milhões são feature phones. “O bom resultado alcançado no trimestre é atribuído a fatores como o aumento do mix de produtos por parte dos principais fabricantes que, atentos aos mercados emergentes, começaram a oferecer aparelhos voltados para diversos bolsos e necessidades, acelerando a competição entre eles e gerando uma redução de preço para o consumidor final”, diz Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil.
O estudo da IDC mostrou que o preço médio do smartphone passou de US$ 439 no primeiro trimestre de 2012, para US$ 384 no primeiro trimestre de 2013. “Vale lembrar que no primeiro trimestre de 2013 ainda não estava em vigor a ‘MP do Bem’ para smartphones”, reforça o analista da IDC, completando que a medida deverá reduzir os preços destes dispositivos em até R$ 199. Na média, a redução será de R$ 69”.
Além do movimento crescente de vendas através do varejo físico e online apresentado durante os últimos períodos de análises, o primeiro trimestre de 2013 também ficou marcado pela retomada de compra de aparelhos por parte das operadoras junto aos fabricantes. Esse segmento representou 50% das vendas nos últimos três meses do ano passado, saltando para 60% no primeiro trimestre de 2013.
Até o fim do ano, a IDC espera que sejam comercializados pouco mais 28 milhões de celulares inteligentes no Brasil, o que representaria 45% de penetração de mercado para este tipo de aparelho e um crescimento de 79% frente ao ano de 2012.
Por: Computer World