Recente levantamento divulgado pela comScore demonstra a realidade de visitação e penetração do mercado de compras coletivas no Brasil e em outros países da América Latina. No entanto, o estudo não levou em consideração acessos de usuários feitos por locais públicos, como lan houses, por exemplo, e também via dispositivos móveis, que atualmente são muito utilizados por boa parte dos acessos no Brasil.
Segundo os dados revelados, o Brasil é o país da América Latina que possui a quantidade de acessos a sites de compras coletivas: Foram 6,8 milhões de visitas, deixando a Argentina (1,8 milhão de acessos) e México (1,3 milhão) para trás. A quantidade de visitas em relação aos usuários online na web brasileira é de 16,1%, resultado do forte apelo que os sites de compras coletivas possuem na população brasileira. Nas estatísticas gerais, a América Latina inteira representou 11,6 milhões de visitantes, o que representa, segundo o estudo, 10% da população online que é de 116,6 milhões de pessoas.
No Brasil, o “boom” de crescimento se deu com a chegada de players como o Groupalia e, claro, o Groupon, que impulsionaram o mercado de compras coletivas. Ainda hoje, muitos dos adwords visualizados em sites de grande influência de visitação ainda estão sendo veiculados pelo Groupon, o que representa o domínio das mídias publicitárias online da empresa. O Groupon, inclusive, foi o site que angariou o maior número de usuários, com quase 4,8 milhões de visitantes na AL e 2,5 milhões no Brasil, seguido do Groupalia, com cerca de 2,3 milhões de visitas na AL.
A comScore divulgou uma lista com os sites de compras coletivas mais visitados da América Latina:
1º Groupon | 4,76 milhões
2º Groupalia | 2,27 milhões
3º PeixeUrbano | 2,15 milhões
4º ClickOn | 1,9 milhão
5º ApontaOfertas | 1,01 milhão
6º Clickonero | 605 mil
7º Agrupate | 578 mil
8º GuiadasPromocoes | 348 mil
9º Bananarama | 334 mil
10º LetsBonus | 306 mil
Fonte: Boldcrown