Redação E-Commerce Brasil

Brasil é terceiro país do mundo com mais downloads de aplicativo, segundo estudo

Quinta-feira, 21 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

A Liftoff apresentou Relatório de Tendências de Aplicativos para Dispositivos Móveis de 2019. O levantamento traz novidades da economia de apps, análise geográfica, tendências em aquisição e retenção de usuários e os desafios que o setor deve enfrentar nos próximos meses.

Segundo a pesquisa, os Aplicativos já correspondem a 80% de todo o tempo que usuários gastam nos smartphones. Em 2019, já foram feitos 143 bilhões de downloads, o que representa US$ 120 bilhões em gastos nas lojas de apps ao redor do mundo. Entre os países que mais baixam aplicativos, o Brasil se encontra na terceira posição, atrás apenas de Índia e EUA.

 

Dados da comScore indicam o smartphone como plataforma dominante em termos de minutos totais. Também relata que os apps para dispositivos móveis representam mais de 80% de todo o tempo de uso de dispositivos móveis em todos os mercados pesquisados. Fonte: Comscore / Mobile Metrix, dezembro de 2017.

“O Brasil tem como característica o aumento nos downloads impulsionado por novos usuários, devido à entrada de novos dispositivos no mercado e de uma demanda reprimida por aplicativos de todos os tipos”, diz Antonio Affonseca, diretor de vendas da Liftoff no país. Isso faz com que os brasileiros estejam entre os menos leais aos aplicativos que baixa. Em 30 dias, apenas 2,5% dos usuários continuam utilizando um app, por exemplo.

Compras por aplicativos podem ser movidas por impulso. Mas o compromisso tem um custo

O custo para adquirir um usuários nos EUA (US$ 112,76) é ligeiramente maior do que no Japão (US$ 111,64). Países da primeira etapa, como Rússia e Brasil, oferecem custos mais baixos. Fonte: Liftoff / dados internos de setembro de 2018 a agosto de 2019.

Esse comportamento se reflete no uso de aplicativos de Compra. Segundo o relatório, 27% dos usuários se registram, mas não fazem compras. Porém, 60% dos e-shoppers brasileiros já utilizaram esses canais, segundo recente pesquisa do Google. E, com a proximidade de datas como a Black Friday, conforme levantamento da AppAnnie, os downloads aumentam 27%. O comportamento também está relacionado ao fato de que Jogos e Compras não são categorias de apps que as pessoas baixam com finalidades específicas, como é o caso de Finanças e Namoro.

O registro é um processo simples para todas as categorias de apps. Apesar de saberem o que é preciso para impulsionar a atividade por meio de funil, os profissionais de marketing não estão conseguindo gerar compras. Embora o custo de uma primeira compra possa ser alto, as taxas de engajamento (7,7% para compras e 5,9% para finanças) são as mais altas. Fonte: Liftoff / dados internos de setembro de 2018 a agosto de 2019.

Por outro lado, o relatório mostra que a América do Norte tem os usuários mais engajados, mas também os mais caros, enquanto a região EMEA – que engloba Europa, Oriente Médio e África – tem o melhor equilíbrio entre retenção de usuários e preço. O Japão lidera com o maior índice de retenção de usuários, de 5,4%. A diferença do Brasil em relação aos norte-americanos, europeus e asiáticos, no entanto, é compensada em outros níveis: o país sul-americano fica atrás apenas da Indonésia entre os que mais crescem para profissionais de marketing de aplicativos.

Com 143 bilhões, o número total de apps baixados supera o número de novos apps carregados (1,45 milhão). Além disso, a vantagem do Android sobre o IOS diminuiu à uma proporção de quase 2 para 1. Fonte: Apptopia / Global, App Store do IOS e Google Play, setembro de 2018 a agosto de 2019.

De maneira geral, o relatório mostra que 65% dos profissionais do setor têm centralizado seus esforços em adquirir consumidores, e só promovem o reengajamento quando o interesse já passou. Dos usuários, 25,2% continuam interagindo com apps no primeiro dia e esse índice já cai 48% até o terceiro dia. “É uma incoerência perigosa já que um aumento de 10% na retenção pode significar um aumento nos lucros que pode até ultrapassar 100%”, ressalta Affonseca.

As taxas de retenção são surpreendentemente semelhante, mas os usuários da América do Norte são mais fiéis aos próprios apps. Fonte: AppsFlyer / Dados internos de setembro de 2018 a agosto de 2019.

Por fim, o relatório também destaca que um grande desafio para o setor são as fraudes em anúncios, que custam bilhões de dólares às empresas. O comércio eletrônico é hoje o segmento que corre o maior risco, já que responde por quase um terço (30,76%) das instalações fraudulentas de apps.

Sobre a metodologia

O Relatório de Tendências de Apps para Dispositivos Móveis da Liftoff tem como base a análise de dados internos entre 01/07/2018 e 31/08/2019, incluindo 349 bilhões de impressões, 5,35 bilhões de cliques, 128 milhões de instalações de apps e 76,6 milhões de eventos pós-instalação.

Acesse aqui para baixar a íntegra do relatório.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.